PUB

Destaques

Destaques da edição 623 do Jornal A NAÇÃO

Tensão na Câmara Municipal da Praia
Vereadores perdem pastas e Óscar a caminho do BCV
Na Câmara Municipal da Praia (CMP) o clima era de alguma tensão, dias antes do atentado contra o presidente Óscar Santos. Alguns vereadores estavam em vias de perder poderes, entre os quais Rafael Fernandes. A gestão dos terrenos municipais estarão na base dessa crispação. Óscar Santos é apontado como sucessor de João Serra, no Banco de Cabo Verde (BCV).
 
 
Poder Local
MP não “valorou” declarações de José Luís Santos
O Ministério Público (MP) decidiu não promover a perda de mandato do presidente da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), ignorando o cerne da questão suscitado pelo A NAÇÃO: as declarações de José Luís Santos (JLS) nas quais confessa continuar “militante” do MpD, pagando “religiosamente” as suas quotas, apesar de governar aquela autarquia pelo Grupo BASTA (Vide o Comunicado da Procuradoria-Geral da República).
 
Boa Vista
Binter, piloto e suposto agressor julgados em Outubro
Os arguidos Elvis Sanches e a companhia Binter CV e o piloto Nuno Miguel vão a julgamento no próximo dia 7 de Outubro. Elvis Sanches está a ser acusado por tentativa de homicídio contra Nasolino Mendes “Bódi”, enquanto que a Binter e o piloto Nuno Miguel estão a ser acusados por “crimes de impedimento a prestação de socorro” e “omissão de auxílio” à vítima.
 
São Vicente
“Póss” vai ser desmontado e restaurado
O monumento “Póss” (águia), que homenageia os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho, vai ser desmontado e restaurado. O trabalho vai ser executado por Ró d’Interart, por solicitação do Instituto do Património Cultural (IPC). Para executar a tarefa, Ró deverá contar com o apoio de um gabinete de engenharia civil.
 
Santo Antão
“Sharing Love” apoia desenvolvimento comunitário
“Sharing Love” (“Partilhando Amor”, na tradução em português) é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha em prol do desenvolvimento comunitário das populações. Há três anos em Santo Antão, sobretudo no Planalto Leste (Porto Novo), e Cruzinha de Garça (Ribeira Grande), a colectividade tem contribuído para o empoderamento local e já criou uma biblioteca com mil e 400 livros em Água das Caldeiras. Saúde e até acções de “marketing” para potenciar o turismo são algumas das áreas dos projectos em curso.
 
Política
Governo engaveta“compromissos” de actualização salarial
Desta vez não é a deflação como aconteceu durante a discussão do Orçamento do Estado para 2017, em sede do Conselho de Concertação Social. O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, estriba-se, agora, numa “agenda para mudar o quadro da remuneração global” para não honrar as promessas de campanha e “os compromissos” assumidos no Programa do Governo, em matéria de actualização salarial. Os sindicatos estão em estado de choque.
 
Tarrafal de Santiago
Desporto Náutico à espera de desenvolvimento
Não é de hoje que Tarrafal de Santiago apresenta condições consideradas ideais para o desenvolvimento de desportos náuticos. Para que isso seja realidade, o surfista Kabungo defende a importância do trabalho em equipa. Já as autoridades locais realçam a necessidade de mais iniciativas privadas.
 
Esta Edição nº 623 – que já está nas bancas! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC; a par das Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de José Valdemiro.

PUB

PUB

PUB

To Top