PUB

Destaques

Destaques da edição 672 do Jornal A NAÇÃO

Acordão SOFA

Wladimir Brito critica ambiguidade do Tribunal Constitucional

  • Jorge Santos leva mais um puxão de orelhas

O constitucionalista Wladimir Brito critica a forma excessivamente verbalista e ambígua como o Tribunal Constitucional se pronunciou sobre o recurso do PAICV relativo ao acordo SOFA, assinado entre Cabo Verde e os EUA. Esse professor da Universidade do Minho, em Portugal, entende que um acordão constitucional deve ajudar a esclarecer a comunidade a que pertence e não a baralhá-la ainda mais, como parece ser o caso em presença.

 

Mircéa Delgado e o EEP
Voto com história e arrevesado de bairrismos
O voto da deputada do MpD, Mircéa Delgado, que ajudou a “chumbar” o Estatuto Especial (EE) da Cidade da Praia ajusta-se a uma linha, antiga, de que a regionalização constitui a tábua equilibradora do país. Um pensamento que, amiúde, deixa a nu preceitos bairristas tanto daqueles que criticam o centralismo da Praia-Capital, como daqueles que defendem o oposto. O problema, no fundo, passa por saber quem é mais bairrista quando o assunto é o desenvolvimento de Cabo Verde.

 

Justiça
Extradição de Alex Saab é iminente
A fase administrativa relativa à extradição de Alex Saab já foi concluída e aguarda-se, agora, para o veredicto final do Tribunal de Relação de Barlavento, que deverá acontecer a qualquer momento. Por outro lado, o empresário colombiano contratou o antigo juiz espanhol Baltazar Garzón para processar Cabo Verde junto do Tribunal Internacional de Haia.

 

TICs
72% da população de Cabo Verde tem telemóvel
Cerca de 72% da população de Cabo Verde possuía pelo menos um telemóvel em 2019. Os dados constam do relatório de Estatísticas das Tecnologias de Informação e Comunicação, revelado quarta-feira,15, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). O telemóvel é também o principal meio das famílias cabo-verdianas acederem à internet em casa. Em desuso está cada vez mais o telefone fixo.

 

Repatriamento
Estudantes no Brasil pedem regresso a Cabo Verde
Formandos cabo-verdianos no Brasil pedem o seu repatriamento, mesmo que temporário, à terra natal, devido à pandemia da Covid-19. Acreditam que em Cabo Verde, com os familiares, estarão em melhores condições de vida e segurança do que nesse país sul-americano.

 

Cultura
Artistas sem boia de salvação procuram sobreviver à covid-19
Em “stand by” até Outubro e preocupados com a demora das ajudas institucionais prometidas, os artistas profissionais ou semi-profissionais têm procurado sobreviver à pandemia da Covid-19. O Ministério da Cultura diz que a verba para o pagamento do cachê “EmPalco100Artistas” já se encontra disponível, mas faz saber que teve de suspender o apoio a 43 novos projectos.

 

Santiago Norte
Autoridades de saúde preocupadas com aborto clandestino
As autoridades da saúde em Santa Catarina estão preocupadas com o número de casos de aborto clandestino registados no concelho e em toda a região Santiago Norte. De Janeiro a início de Julho deste ano, 74 mulheres deram entrada nos serviços de Urgência do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HSRV) com sinais de aborto provocado incompleto. Uma prática ilegal que traz complicações tanto para a saúde das mulheres, como para os serviços de saúde.

 

Esta Edição nº 672 – que já está disponível em PDF! -, é feita, também, do já tradicional Caderno ETC., a par das Opiniões de: Ângela Coutinho e de João Fidalgo; assim como, das Colunas de: Alex Semedo, Filinto Elísio e de Marciano Moreira.  ­

 

PUB

PUB

PUB

To Top