PUB

Descobrir Cabo Verde

Salinas de Pedra de Lume – Uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde

Salinas de Pedra de Lume (Sal)

É dos lugares turísticos mais visitados na ilha do Sal, conhecida também como ilha do Aeroporto. Elevadas a Património Cultural Nacional, em Março de 2011, as Salinas de Pedra de Lume ganharam mais uma importante distinção. Está entre as 7 Maravilhas de Cabo Verde.

O nome foi dado graças a uma antiga mina de sal mineral descoberta em 1833. Hoje, é um perfeito Spa a céu aberto e oferece uma terapia natural. Águas quentes, cristalinas que alternam entre o azul turquesa, o branco e o rosa, 27 vezes mais salgadas do que a água do mar. Esta característica peculiar faz com que os corpos flutuem dando uma sensação de tranquilidade.

Para quem visita a ilha do Sal, Salinas de Pedra de Lume é passagem mais do que obrigatória. É já um ritual, pois, para além dos banhos revigorantes, os turistas podem ainda visitar as instalações da exploração do sal, onde ainda se encontra as pequenas casas e as ruínas dos “pilones” – cavaletes que sustentavam os teleféricos de transporte do sal.

Salinas de Pedra de Lume foi ainda classificada como Reserva Natural Integral pelo Ministério do Ambiente através do Decreto 03/2003 e poderá ganhar mais uma distinção como Património Mundial da UNESCO. Uma aposta dos políticos da ilha e também do país pelo importante papel que teve no povoamento da ilha.

 

7 Maravilhas de Cabo Verde

O Vulcão do Fogo, a Praia de Santa Maria e as Salinas de Pedra de Lume na ilha do Sal, o Deserto de Viana na Boa Vista, a Praia de Carbeirinho e o Parque Natural de Monte Gordo em São Nicolau, e o emblemático Monte Cara em São Vicente, são as 7 Maravilhas de Cabo Verde, eleitas num concurso que contou com a participação de mais de quatrocentos monumentos naturais descobertos em todo o arquipélago.

O concurso abarcou as seguintes categorias: 1ª- montanha, serra e falésia; 2ª- monumento natural de cariz vulcânico; 3ª- ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais; 4ª- baías, enseadas, angras e zonas húmidas; 5ª- praias de areia branca ou negra; 6ª- dunas e corredores dunares e a 7ª- paisagens ou áreas de interesse científico

A iniciativa partiu da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza (RPALCDP) que tem como propósito promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde. A apresentação das 7 Maravilhas de Cabo Verde aconteceu a 20 de Dezembro de 2013.

PUB

PUB

PUB

To Top