PUB

Descobrir Cabo Verde

Vulcão da ilha do Fogo – Uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde

Vulcão da ilha do Fogo

Com uma cratera espectacular de 9 km de largura e a bordeira de 1 km de altura, o Vulcão do Fogo pode ser vislumbrado, de forma imponente, de vários ângulos diferentes das duas ilhas vizinhas que a rodeiam. Historicamente ainda activo, a sua última erupção aconteceu em Novembro de 2014 e prolongou-se até.

O Vulcão do Fogo é conhecido pelas suas características peculiares, e a vista completa que se tem do ar, para dentro da cratera, é de tirar o fôlego a qualquer espectador. O seu cone central constitui o ponto mais alto da ilha com 2 mil 829 metros e o cume é cerca de 100 metros mais alto do que a bordeira da cratera que o circula.

Com uma areia negra muito fina e que brilha intensamente quando o sol bate, impressiona os adeptos de espeleologia, que se aventuram pelas grutas, cavernas e fontes de água subterrânea, situados entre o Pico do Fogo e São Lourenço.

A própria ilha do Fogo, anteriormente conhecida por São Filipe, foi rebatizada como “Fogo”, em honra ao imponente Vulcão, o seu ex-líbris e um dos símbolos mais notáveis de Cabo Verde.

De longe, a sua beleza e imponência impressionam, mas, à medida que nos aproximamos do Vulcão, parece que se perde a respiração por causa de tamanha beleza, principalmente quando chegamos à peculiar aldeia de Chã das Caldeiras, situada no sopé do cone principal.

 

7 Maravilhas de Cabo Verde

O Vulcão do Fogo, a Praia de Santa Maria e as Salinas de Pedra de Lume na ilha do Sal, o Deserto de Viana na Boa Vista, a Praia de Carbeirinho e o Parque Natural de Monte Gordo em São Nicolau, e o emblemático Monte Cara em São Vicente, são as 7 Maravilhas de Cabo Verde, eleitas num concurso que contou com a participação de mais de quatrocentos monumentos naturais descobertos em todo o arquipélago.

O concurso abarcou as seguintes categorias: 1ª- montanha, serra e falésia; 2ª- monumento natural de cariz vulcânico; 3ª- ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais; 4ª- baías, enseadas, angras e zonas húmidas; 5ª- praias de areia branca ou negra; 6ª- dunas e corredores dunares e a 7ª- paisagens ou áreas de interesse científico

A iniciativa partiu da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza (RPALCDP) que tem como propósito promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde. A apresentação das 7 Maravilhas de Cabo Verde aconteceu a 20 de Dezembro de 2013.

PUB

PUB

PUB

To Top