PUB

Caderno Ciência

Caderno Ciência Nº 4

Nos desejos de Ano Novo, incluímos sempre o de “muita saúde”. Uma saúde que deve ser cuidada e preservada através de hábitos de vida propiciadores de maior bem-estar nas pessoas. Outrossim, deve-se apostar na prevenção de enfermidades e adoptar atitudes que permitam o diagnóstico precoce de doenças.

Por isso, pela sua enorme pertinência, neste número mostramos como os raios-X, uma radiação invisível aos nossos olhos, podem ser usados para a diagnosticar e tratar doenças. Na verdade, é extraordinário olhar para trás e constatar como uma descoberta na área da física e efectuada em 1895 é usada hoje de forma rotineira para diagnosticar e tratar doenças de forma não invasiva!

E para os alunos finalistas que estão, neste momento, muito atarefados e dedicados à concepção e elaboração do seu trabalho final de curso, na secção VAMOS FALAR CIÊNCIA, apresentamos indicações e sugestões de como devem preparar a monografia e a subsequente apresentação oral.

No que concerne à recuperação das memórias das instituições de investigação científica criadas no pós-independência, concluímos o caso do Instituto Nacional de Investigação Tecnológica. Apresentamos os trabalhos de investigação realizados pelos departamentos de Tratamento de Águas Residuais e de Aquacultura.

E nesta recta final de 2011, deixamos aqui os nossos votos de um Novo Ano pleno na busca e conquista de conhecimento. Mas, principalmente, desejos de um ano de 2012 com muita saúde para todos nós!

A equipa do CADERNO CIÊNCIA

– Parte integrante do jornal A NAÇÃO Nº 226 de 29 de Dezembro de 2011 –

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top