PUB

Caderno Ciência

Caderno Ciência Nº 7

Numa discussão acesa entre alunas do ensino básico, à saída de mais um período de aulas, foi possível ouvir falar sobre “o mar que nos aproxima e nos afasta”: aproxima-nos, pois é através dele que chegam os barcos às ilhas e afasta-nos porque há tanta água à volta de cada ilha! Mas, o mais interessante foi que o debate estava centrado na análise de uma frase escrita durante a aula pela professora e elas questionavam o que estava implícito nela, aplicando as suas interpretações à sua realidade de ilhéus.

Querendo participar no debate destas alunas, no CADERNO CIÊNCIA de hoje abordamos um pouco mais sobre o que ainda (des)conhecemos do imenso mar que nos rodeia, partilhando convosco o trabalho realizado por um grupo de investigadores da área de biologia marinha, para além de retomarmos a “Memória das Instituições”, falando sobre o Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Pescas.

E porque queremos continuar a FALAR CIÊNCIA, iniciamos uma nova rubrica aqui mesmo ao lado: PESSOAS & FACTOS DA CIÊNCIA. Olhando retrospectivamente, os factos científicos apresentam-se “ordenados e sequenciais” porém, na sua grande maioria, representam longos períodos de investigação … pontuados de felizes acasos que se soube interpretar correctamente!

Boa leitura!

A equipa do CADERNO CIÊNCIA

– Parte integrante do jornal A NAÇÃO Nº 239 de 29 de Março de 2012 –

 

 

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top