PUB

Educação

Regresso às aulas: segurança sanitária constitui prioridade

A segurança sanitária constitui prioridade do ministério da educação no regresso às aulas a 01 de outubro. O apelo é para o engajamento de toda a comunidade escolar, pais e encarregados de educação para o sucesso na implementação das medidas de segurança.

O novo ano letivo é organizado com base nas orientações sanitárias de prevenção a Covid-19. Eleonora Sousa, Diretora Nacional da Educação, diz que o ano foi recalendarizado e os horários reorganizados de forma a dividir o número de alunos por turma.

São 25 minutos por aula e cinco minutos de intervalo e a aposta é também na higienização frequente das salas de aula. As aulas a distância também serão reforçadas.

Conforme avança Eleonora Sousa à Rádio de Cabo Verde (RCV), algumas escolas poderão funcionar com alguma normalidade, dependendo da realidade de cada concelho.

O apelo, segundo Eleonora, é para que as escolas cumpram com as regras do ministério da saúde no que tange ao uso de máscaras, distanciamento social e higienização e que os encarregados de educação ajudem na prevenção.

No que diz respeito aos manuais escolares, a Diretora Nacional da Educação diz que já estão a ser produzidos e que estarão prontos até novembro, data em que os novos conteúdos serão ministrados.

A primeira semana de aula é destinada a conteúdos relacionados com a Covid-19 e as medidas de proteção, na segunda semana será feito um diagnóstico para avaliar o conhecimento dos alunos e na terceira semana de aulas serão ministrados os conteúdos essenciais que não foram lecionados no terceiro trimestre do ano letivo anterior.

Ricénio Lima

Estagiário

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top