PUB

Saúde

Hoje é Dia Mundial da Segurança do Paciente

Segundo a OMS, milhares de doentes em todo o mundo sofrem danos que podem ser evitados enquanto recebem cuidados de saúde.

 

Celebra-se hoje, dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, assinalado desde 2019, com o objetivo geral de aprimorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar o engajamento público na segurança dos cuidados de saúde e promover ações globais para aumentar a segurança e reduzir os danos ao paciente.

Segundo a OMS, milhares de doentes em todo o mundo sofrem danos que podem ser evitados enquanto recebem cuidados de saúde.

Estatísticas em países desenvolvidos evidenciaram que 1 em cada 10 pacientes são prejudicados enquanto recebem cuidados hospitalares.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde, na região africana, em especial, a OMS alerta que a probabilidade de se ser ferido em um hospital é maior e o risco de adquirir uma infeção associada a cuidados de saúde é maior do que nas outras regiões.

A 72ª Assembleia Mundial da Saúde adotou a resolução “Ação global sobre a segurança do paciente” em 25 de maio de 2019, que reconhece a segurança do paciente como uma prioridade de saúde global, estabelecendo o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Este ano, a efeméride é assinalada sob o lema “Segurança do trabalhador de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente” e o slogan é “Trabalhadores de saúde seguros, pacientes seguros, cujo objetivo é realçar a necessidade de um ambiente de trabalho seguro para os profissionais de saúde, como um pré-requisito para garantir a segurança do paciente.

Neste contexto da pandemia da COVID-19, os objetivos específicos traçados incluem, sobretudo, aumentar a consciência global sobre a importância da segurança do trabalhador de saúde e suas interligações com a segurança do paciente, envolver outras partes interessadas e adotar estratégias, implementar ações urgentes e sustentáveis por todas as partes interessadas que reconheçam
e invistam na segurança dos trabalhadores de saúde, como prioridade para a
segurança do paciente.

Prestar o devido reconhecimento à dedicação e o árduo trabalho dos profissionais de saúde, principalmente, em meio à atual pandemia, é outro dos objectivos.

Por ocasião desta data, a OMS exorta as pessoas a mostrarem o seu compromisso em tornar a assistência à saúde mais segura para todos.

Neste sentido, o Instituto Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de aumentar a consciencialização da população sobre a segurança dos pacientes, bem como dos profissionais de saúde, irá realizar uma mesa redonda sobre a temática a ter lugar hoje pelas 9h30, via plataforma ZOOM.

PUB

PUB

PUB

To Top