PUB

Destaques

Destaques da edição 682 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Dirigentes de Receitas do Estado acusados de tráfico de influências
Actuais e antigos dirigentes da Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) são acusados pelo inspector tributário Pedro Ribeiro de cometimento de vários crimes. Liza Vaz, directora nacional, encabeça as acusações que constam de uma queixa por crime público que deu entrada na Procuradoria da Comarca da Praia. Corrupção, favorecimento e nepotismo constam do rol de acusações.

Perfil
Vito, um produtor de “pano  di terra” de referência em São Miguel
Jorge Lopes Gomes, “Vito”, 50 anos, é um dos mais antigos produtores do tradicional “pano di terra” no concelho de São Miguel, ilha de Santiago. Ao longo de três décadas de ofício, este artesão diz que já vendeu para várias ilhas de Cabo Verde e o estrangeiro. Actualmente, devido à Covid-19, o negócio encontra-se parado.

Fundo do Ambiente
Moisés Borges e algumas associações continuam na berlinda
O processo sobre o Fundo do Ambiente foi arquivado pelo Ministério Público, mas algumas associações e institutos públicos beneficiários de verbas desse fundo, poderão ser alvos de investigação judicial por indícios de peculato. Apesar de ilibado na maioria das suspeitas, Moisés Borges poderá ser também alvo do “competente” despacho de acusação, enquanto Antero Veiga, outro arguido, “escapa” pela via da prescrição dos alegados crimes cometidos enquanto ministro do Ambiente.

Covid-19
Cabo Verde perto dos 5 mil  recuperados
Cabo Verde deverá atingir nos próximos dias a cifra de cinco mil recuperados da Covid-19 no país, tendo em conta que entre 70 a 80% dos casos activos são assintomáticos. Até ao fecho desta edição, o arquipélago registava 5412 casos acumulados entre os quais, dois transferidos, 54 mortes, 4837 recuperados e 519 casos activos . Praia, Sal e Santa Cruz continuam a ser os municípios mais afectados. Brava e Paul continuam sem casos oficiais.

São Vicente
Chuvas reforçam poços do Vale do Calhau e prenunciam bom ano agrícola
As recentes chuvas registadas na ilha de São Vicente nas últimas semanas, reforçaram os poços do Vale do Calhau. Com isso, reina a expectativa de um bom ano agrícola. Entretanto, a Associação Agro-pecuária dessa localidade pede que sejam construídas mais infra-estruturas de mobilização de água no vale e que os diques existentes sejam desassoreados. Com as chuvas, é com dor de alma que os lavradores vêm a água a correr para o mar.

Santiago
Por estes dias Longueira tem outra vida
Longueira é uma pequena comunidade escondida no sopé do Pico d’Antónia, a maior elevação da ilha de Santiago. Fica no vale de São Jorge dos Órgãos, onde um conjunto de casas ao longo de uma encosta verdejante dá forma ao sítio. Com as chuvas dos últimos dias, água cristalina corre pela ribeira e as pequenas cachoeiras convidam os visitantes para um banho de água fria. É em Longueira que, há três anos, Aristides Vaz, um professor de Inglês, idealizou um espaço turístico sustentável que deu o nome de Eco Camp Lemba Lemba.

 Esta Edição nº 682 – que já está disponível em PDF! -,  é feita, também, do já habitual Caderno ETC., a par das Opiniões de: Arsénio Fermino de Pina e de Carlos Carvalho ; assim como, as Colunas de: Alex Semedo, Filinto Elísio e Marciano Moreira.

 

[woocommerce_non_members_only]

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

Edição 682 do A Nação de 24 de Setembro de 2020

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top