PUB

Destaques

Destaques da edição 685 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Democracia
Medo e partidarização do Estado condicionam participação política
Apesar de assumirem um lugar em listas para os órgãos colegiais do poder político, muitos candidatos, sobretudo os mais jovens, não aceitam dar a cara pelo grupo que representam. Medo de represálias e retaliações no ambiente de trabalho actual ou em futuros concursos públicos estão na base deste receio. Um quadro que espelha o estado da democracia ao fim de trinta anos em Cabo Verde.

Autárquicas 2020
Jovens e mulheres assumem protagonismo nestas eleições
Jovens de ambos os sexos, a rondar os 30 anos, ou menos, assumem posição de destaque nas listas de candidatos às câmaras municipais, assim como às assembleias nas eleições de 25 de Outubro, cuja campanha desenrola em todos os cantos do país. Uns lideram mesmo as respectivas listas nesta corrida, constituindo um sinal de renovação, em que uma nova vaga de grupos de cidadãos procura contrariar o domínio dos partidos políticos.

Jorge Santos na campanha
Ilegal ou eticamente reprovável?
O presidente da Assembleia Nacional viajou a São Nicolau, onde participou activamente em acções de campanha a favor das candidaturas do MpD nessa ilha. Nos últimos meses, nas suas viagens pelas ilhas, Jorge Santos é acusado de, na primeira oportunidade, fazer campanha pelo seu partido. A oposição fala de violação do Código Eleitoral, mas há quem diga que o problema é sobretudo ético.

Santa Catarina
Peste suína dizima animais em várias localidades

 

Mais de sete mil casos
Covid segue imparável
Nos últimos dias, Cabo Verde ultrapassou a barreira dos sete mil casos acumulados da covid-19. Isto, passados praticamente sete meses do início da pandemia no país. Brava e Paul registaram na terça-feira,13, as primeiras infecções confirmadas, estando agora a doença alastrada a todas as ilhas. Enquanto isso, até ao fecho desta edição, já havia quatro escolas encerradas no país devido ao registo de casos entre alunos.

São Vicente
Figuras ilustres homenageadas com pinturas em murais
O projecto “Vila Nova Arte”, de um grupo de jovens em São Vicente, prestou uma homenagem a alguns antigos Combatentes da Liberdade da Pátria, bem como a figuras ilustres de São Vicente, com retratos em dois murais desse bairro social. Ao todo são 19 as figuras escolhidas nesta primeira fase do projecto.

Esta Edição nº 685 – que já está disponível em PDF! -, contém, também, as Opiniões de: Alexandre Gomes, Hélder Varela, José Valdemiro Lopes, Lourenço Gomes de Pina e Maria de Lourdes Jesus; a par da Coluna de Alex Semedo.

 

[woocommerce_non_members_only]

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

Edição 685 do A Nação de 15 de Outubro de 2020

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top