PUB

Covid-19

Aulas presenciais na Praia retomam a 2 de Novembro, de forma faseada

As aulas presenciais no município da Praia arrancam na próxima segunda-feira,2 de Novembro, de forma faseada para diferentes graus de ensino. 

A informação foi avançada esta manhã pelo Ministério da Educação de Cabo Verde.

“Após o encontro entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde e após a socialização dos cenários para a abertura das escolas no concelho da Praia com os sindicatos, associações e representantes dos pais e encarregados de educação, o Governo decidiu iniciar as aulas presenciais no concelho da Praia, de forma faseada, a partir do dia 02 de novembro de 2020”, informou a tutela da Educação.

As aulas vão ser retomadas passados oito meses do encerramento das actividades lectivas presenciais na capital, devido às medidas de restrição de combate à covid-19.

Assim, para os alunos dos 1º,2º,3º,4º,8º,11º e 12º anos de escolaridade, a retoma das aulas presenciais acontece já na próxima segunda-feira, 2 de Novembro.

Enquanto que para o 5º e 6º ano, o regresso à escola dá-se a 9 de Novembro, para o 7º, 9º e 10º anos as aulas presenciais acontecem a 16 de Novembro.

O Governo avança ainda que a retoma das aulas na Praia exigiu medidas específicas de suporte, “que promovam uma reintegração escolar que, por sua vez, assegure a biossegurança, a saúde física e psicológica, e que garanta o bem estar dos alunos”.

O executivo argumenta que entendeu iniciar as aulas presenciais de forma faseada, devido ao fluxo de estudantes entre as localidades, em particular, face “à pressão dos estudantes na deslocação nos transportes públicos, tendo em conta que o concelho da Praia alberga 12 agrupamentos escolares, 2 escolas não agrupadas, 4 estabelecimentos de ensino privado e cooperativo, com 24.097 alunos do Ensino Básico e 7.978 do Secundário.

Recorde-se que as aulas iniciaram a 1 de Outubro nas escolas de todo o país, excepto no  concelho da Praia. De 1 de Outubro para cá cerca de 12 escolas registaram casos entre a comunidade escolar (alunos e professores), mas apenas 7 encerraram temporariamente. Dessas 7 ainda nem todas abriram as portas de novo.

Enquanto isso, mantém-se as teleaulas.

PUB

PUB

PUB

To Top