PUB

Covid-19

Cabo Verde recebe 92 mil contos da OMS

Cabo Verde recebeu 92.300.000 mil contos disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para o reforço dos laboratórios em termos de recursos humanos e materiais de vigilância e tratamento e seguimento dos doentes com Covid-19.

Conforme avança a RCV, estes donativos incluem ainda uma ambulância, equipamentos de proteção individual e concentradores de oxigênio para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

O acordo de financiamento foi assinado esta manhã entre o representante da OMS em Cabo Verde e o Ministro da Saúde.

O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, explica que esse combate será a vários níveis.

“No reforço do laboratório, nos recursos humanos e visa não só o esforço da informação sanitária, mas também no acompanhamento domiciliar dos casos, disponibilizando transportes e reagentes. Nós queremos também reforçar a parte do tratamento sobretudo a nível dos serviços e cuidados intensivos. Estamos a trabalhar no hospital Agostinho Neto no qual a OMS está previsto dentro desse quadro de financiamento o reforço de médicos intensivistas”, diz Arlindo do Rosário.

O mesmo explica que este donativo vai ainda permitir o acompanhamento dos doentes que estão em isolamento domiciliar e facilitará na deslocação das equipas de saúde e ajudará na logística de deslocação dos pacientes do Hospital Agostinho Neto ”, frisou.

O representante da OMS em Cabo Verde, Hernanda Godelo, diz que espera estar a contribuir na prevenção e estancar doenças e a impedir que haja mais doenças.

“Esperemos que, com os nossos recursos, o trabalho laboratorial seja ainda mais rápido, porque nós solicitamos agora novos teste rápidos e esperamos poder dar novos seguimentos a novos casos que têm aparecido e evitar que exista novas vítimas”, sublinhou.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top