PUB

Desporto

Qualificação CAN 2022: Cabo Verde defronta Ruanda no primeiro jogo de sempre sem público no Estádio Nacional

A selecção nacional de futebol entra em campo esta quinta-feira (12), para defrontar a sua congénere do Ruanda, em jogo a contar para a terceira jornada do grupo F de qualificação para a CAN 2022.  Esta partida vai ser a primeira de Cabo Verde no Estádio Nacional sem público, desde a sua inauguração em 2014. 

Este é o primeiro de dois jogos a contar para a qualificação do grupo para a CAN 2022.

A partida marca a estreia de Bubista no comando técnico dos “Tubarões Azuis” em jogos oficiais. Recorde-se que no mês passado, o combinado nacional disputou dois jogos amigáveis, frente às selecções nacionais de Andorra e Guiné Conacri.

Se frente ao primeiro adversário Cabo Verde venceu por 2-1, já no segundo duelo, perdeu pelo mesmo resultado.

Para o jogo desta quinta-feira (12), o técnico, Bubista, escalou uma convocatória com 25 jogadores.

Entretanto devido a uma série de constrangimentos e restrições, viu-se obrigado a dispensar dos trabalhos da selecção vários jogadores. Entre eles, Garry Rodrigues (devido a lesão), Zé Luís, Mário Évora, Patrick Andrade, Kenny Rocha, Bruno Leite e Willy Semedo. Para colmatar estas vagas foram chamados Maílson Lima, Márcio da Rosa, Félix Mathaus, Hélder Tavares, Kevin Oliveira, Platiny e Djaniny Semedo.

Esta partida da terceira jornada da qualificação para a CAN 2022 vai ser a primeira de sempre a portas fechadas no Estádio Nacional, desde a sua inauguração em 2014.

Esta medida, tal com noutros palcos do futebol mundial, deve-se as restrições impostas pelas autoridades sanitárias devido a pandemia da covid-19.

Cabo Verde é o terceiro classificado com dois pontos em dois jogos e procura regressar às vitórias, ao passo que Ruanda luta ainda pelos primeiros pontos ao cabo de duas jornadas já realizadas.

Sem público nas bancadas, o combinado nacional vê-se impedido de fazer valer o factor casa, na perseguição a um bom resultado. Neste, o capitão da selecção nacional, Marco Soares, prevê um jogo complicado, ainda que muitos dos jogadores estejam já habituados ao cenário da falta de público.

“Mas infelizmente já começamos a ficar habituados porque na Europa os jogos são todos praticamente com porta fechada. Mas é completamente diferente porque ter apoio num clube, de adeptos de um clube é completamente diferente de ter o apoio da nossa nação”, diz o atleta.

Ciente das dificuldades que se avizinham, Soares pede uma onda de pensamentos positivos aos adeptos  que à distância vão torcer por Cabo Verde.

O jogo entre Cabo Verde e Ruanda está programado para às 15h00, sem público, por causa das restrições impostas pela CAF para evitar o contágio do novo coronavírus da covid-19 e vai ser dirigido por uma equipa de arbitragem do Gana.

Cabo Verde segue no terceiro lugar do grupo F, que é liderado por pelas equipas nacionais dos Camarões e Moçambique, com quatro pontos cada. O Ruanda, sem qualquer ponto, está na quarta posição.

PUB

PUB

PUB

To Top