PUB

Boa Vista

Delegacia de Saúde está sem testes rápidos

A Delegacia de Saúde da Boa Vista está neste momento sem testes rápidos de despiste à covid-19. Este procedimento está sendo realizado apenas pelas clínicas privadas da ilha. Com apenas um caso activo de covid-19, a situação na Boa Vista mantém-se estável.

A Delegacia de Saúde da Boa Vista está sem testes rápidos de despiste a covid-19, pelo que está a realizar apenas testes PCR’s.

Segundo a delegada de saúde local, Liliane Hungria, a realização dos testes rápidos está a cargo das clínicas privadas.

“Neste momento a delegacia não tem testes rápidos para fazer despiste, mas as clínicas neste momento fazem estes testes. Uma pessoa que tenha necessidade de viajar, por exemplo, e que tenha necessidade de fazer algum despiste para descarrego de consciência pode fazê-lo nas clínicas.

“Os PCR’s temos estado a realizar em casos suspeitos, pessoas que estejam a viajar e pessoas contactos de casos confirmados”, diz a delegada de saúde, em declarações à televisão pública.

Com apenas um caso activo de covid-19, Liliane Hungria, considera estável a situação na ilha no momento.

“Neste momento estamos numa fase mais estável. Como se sabe em Outubro tivemos um ressurgimento de casos, com transmissão comunitária. Teve cerca de 160 casos novos em um mês. Tivemos um óbito, mas neste momento estamos com apenas um caso activo. Ainda estamos a procurar casos suspeitos, contactos de casos confirmados”.

Após  o ressurgimento de casos do novo coronavírus no mês de Outubro, a delegacia de saúde tem estado a  trabalhar com as escolas da ilha.

“Temos ido às escolas em cada localidade a fazer a acção de sensibilização e também a fazer uma certa vistoria para ver se há condições em cada sala de aula e também dar alguma orientação a gestores e a responsáveis de escolas, jardins e também escolas secundárias. Temos estado a fazer também uma certa vigilância com instituições que tiveram casos confirmados e também continuamos as nossas vistorias em espaços de atendimento público”, acrescenta.

Em Outubro foi reativar o isolamento institucional. Neste momento o único caso activo encontra-se em isolamento domiciliar, mas a estrutura continua montada no polidesportivo do Seixal, na possibilidade de surgimento de mais casos da covid-19 na Boa Vista.

PUB

PUB

PUB

To Top