PUB

Política

ICIEG destaca número representativo de mulheres presidentes das assembleias municipais em Cabo Verde

O Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) mostra-se satisfeito pelo facto de 45,5% dos presidentes das assembleias municipais de Cabo Verde, eleitos nas autárquicas de 25 de outubro, serem mulheres.

Após a aprovação da Lei da Paridade e as autárquicas de 2020, Cabo Verde conta agora com 10 mulheres presidentes das assembleias municipais, uma percentagem “jamais alcançada” na história das eleições autárquicas no país.

“Um ano de luta sem tréguas com vista a repor a justiça social e ter mais mulheres nas esferas de decisão, eis que 10 bravas guerreiras tomam posse à frente deste importante órgão autárquico. São de partidos diferentes, mas em comum têm Cabo Verde”, lê-se no documento assinado pela presidente do ICIEG, Rosana Almeida, citado pela Inforpress.

O ICIEG deixa ainda uma “singela homenagem” a cada uma das presidentes das assembleias eleitas.

“Lutaremos junt@s para quebrar os telhados de vidro e fazer com que a futura geração de cabo-verdianas não tenham que enfrentar as dificuldades que superaram nessa vossa bonita missão. Igualdade é a nossa aposta e paridade a nossa luta comum”, escreve Rosana Almeida.

Contudo, o ICIEG assegura ser necessário manter o foco “de olhos postos nas legislativas de 2021” visto que “o país precisa de mais mulheres no parlamento e no Governo”. Salienta ainda que a missão é de “criar oportunidades para todas e todos.”

“Precisamos de meninas visionárias, autoconfiantes e mulheres dispostas a correr riscos profissionais. Precisamos educar os nossos filhos para a igualdade, exigir ambição profissional às mulheres e raparigas até à igualdade!”, finalizou.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top