PUB

Política

Cabo Verde deve aproveitar os recursos endógenos e com isso tornar-se mais resiliente – defende PM

Cabo Verde está numa crise sem precedentes, porém perante uma oportunidade de se tornar mais resiliente e sustentável, destacou o primeiro-ministro na abertura da terceira edição do Cabo Verde Ocean Week, que decorre até sexta-feira, 20, no Mindelo.

Apesar de Cabo Verde estar numa crise sanitária, económica e social sem precedente provocada pela pandemia de Covid-19, o país está, igualmente, perante uma oportunidade de se alinhar com as tendências de transição energética, da estratégia de água, da transformação digital e da economia azul.

Esta é a visão defendida pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, esta segunda-feira, 16, na cerimónia de abertura da terceira edição do Cabo Verde Ocean Week (CVOW), no Centro Oceanográfico do Mindelo.

Para o Chefe do Governo, um dos grandes desafios que o país tem é o de aproveitar os seus “recursos endógenos e com isso tornar-se mais resiliente, menos vulnerável a choques externos e mais sustentável”.

O primeiro desses recursos endógenos, enumerados por Ulisses Correia e Silva, é o capital humano, o cabo-verdiano, e a isso deve-se agregar uma educação e uma formação de qualidade.

Além disso, o sol, o mar e o clima, “que somados com a tecnologia, um bom sistema de governança e regulação”, o país estará melhor posicionado para a transição energética e potencializar a economia azul.

Portanto, afirma o Primeiro-ministro que o Governo quer reforçar os compromissos das melhores práticas internacionais em relação à protecção dos oceanos e à economia azul, aliando a sustentabilidade à economia.

Neste sentido, o CVOW contribui para tal objectivo. E assim, promover as condições para “criar riqueza, emprego e a produção de benefícios económicos e ambientais positivos”.

Marca

No que lhe concerne, Paulo Veiga, Ministro da Economia Marítima, considera que a CVOW é uma “marca que conquistou o respeito e a visibilidade internacionais” e exibe Cabo Verde como um “palco privilegiado” da economia azul.

Para esta terça-feira de manhã está previsto um painel sobre a “Sociedade Civil e a Preservação Sustentável dos Oceanos”.

Para o período da tarde estão agendados dois painéis: “O papel do Campos do Mar no Desenvolvimento do País” e “A Realidade do Sector Marítimo Cabo-verdiano”.

Por conta do contexto de pandemia de Covid-19, as actividades agendadas serão transmitidas nas plataformas digitais do Ministério da Economia Marítima e do CVOW (Zoom, Facebook e Youtube).

PUB

PUB

PUB

To Top