PUB

Política

Estatuto das Forças Armadas: melhorias significativas no sistema remuneratório

Governo investiu cerca de 120 mil contos para implementar o Estatuto das Forças Armadas em 2020

O Estatuto das Forças Armadas de Cabo Verde (FA) foi aprovado durante o presente ano e está a ser implementado de forma normal. Durante o ano de 2020, segundo o Ministro da Defesa, Filipe Tavares, houve um acréscimo “com um impacto importante” nos salários dos militares, quase 120 mil contos.

O Governo, em concertação com o Estado-maior das FA, acordou a implementação total dos Estatutos será faseada durante os próximos anos. Isto devido à “grave” situação pandémica vivida no país.

“O Estado de Cabo Verde perdeu muitas receitas, mas, a implementação do Estatuto das Forças Armadas vai continuar normalmente em 2022 e 2023.

Ainda assim, o esforço financeiro que fizemos em 2020 é considerável”, lembra o Ministro.

Luís Filipe Tavares assegura que apesar de um aumento significativo no orçamento das FA em 2020, o Governo acautelou as “questões fundamentais” e que a partir de 2022 serão retomadas as progressões normalmente.

O governante recorda que o estatuto remuneratório das FA data da década de 90 e desde então não sofreu nenhuma alteração.

“Houve um aumento de mais de 120 mil contos no salário global dos militares, é um aumento considerável, o que não acontecia desde 1997. De facto, foi um ganho muito grande para as FA de Cabo Verde”, enalteceu Tavares, destacando a sintonia entre o Executivo e as Forças Armadas no âmbito da preparação dos Estatutos da instituição.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top