PUB

Sociedade

Caução até 15 mil dólares para entrar nos EUA não se aplica a todos os cabo-verdianos

Embaixador dos EUA esclareceu, hoje, que a medida temporária que impõe aos cidadãos o pagamento de uma garantia de até 15 mil dólares não se aplica à maioria dos cabo-verdianos

Conforme explicou, hoje, o Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde, Jeff Daigle a medida temporária que impõe aos cidadãos, de uma lista de países incluindo Cabo Verde, o pagamento de uma garantia de até 15 mil dólares não se aplica à maioria dos cabo-verdianos.

“Para os cabo-verdianos que normalmente candidatam-se ao visto a medida não se aplica. Aplica-se sim, às pessoas que geralmente não podem candidatar-se a um visto porque foram condenados por um crime à luz das leis norte-americanas, ou que no passado violaram a lei da imigração”, explicou Jeff Daigle.

Ainda assim, estas pessoas, sob certas circunstâncias, podem candidatar-se a um visto, como um caso de uma emergência devem pedir uma autorização especial para o efeito.

De acordo com Embaixador, em 2019 os serviços de emigração norte-americanos identificaram apenas um cidadão cabo-verdiano nestas condições.

Portanto, para a maioria dos cabo-verdianos esta medida não se aplica. A política foca-se nos países cujos cidadãos têm grandes níveis de violação do prazo de estadia ao abrigo dos seus vistos de turismo e de negócios, nos EUA.

Em 2018 Cabo Verde tinha um nível de violação prazos de estadia acima dos 10%, mas através de um intenso trabalho entre as autoridades dos EUA em conjunto, com o Governo e com a diáspora cabo-verdianos, a taxa diminuiu.

C/RCV

 

PUB

PUB

PUB

To Top