PUB

Cinema

Plateau Festival Internacional de Cinema: “Manuel D’Novas – Coração de Poeta” vence melhor longa documental e revelação nacional

“Manuel D’Novas – Coração de Poeta” do cineasta cabo-verdiano Neu Lopes foi escolhido como Melhor Longa Documental e Revelação Nacional na 7° edição do Plateau Festival Internacional de Cinema da Praia, que decorreu de 26 até 29 de novembro.

“Luís Humberto: O Olhar Possível” de Mariana Costa e Rafael Lobo (Brasil) recebeu o prémio de melhor curta documentário, “Neguinho” de Marçal Vianna (Brasil) foi eleito como melhor curta ficção e melhor longa ficção foi para “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético” de João Ribeiro (Portugal, Brasil, Moçambique).

“Mia Couto: Sou Autor do Meu Nome” de Solveig Nordlund (Portugal) recebeu o prémio especial do júri. Quatro Menções Honrosas de curtas-metragens brasileiras-duas de ficção, duas documentais-foram também atribuídas.

Os filmes vencedores foram anunciados este domingo, no enceramento do festival. Esta edição teve como jurados a socióloga Patrícia Silva, o cineasta Pedro Marcelino e a produtora Suely Neves.

Mesmo com a situação pandémica, conforme a organização do festival, a programação da edição 2020 foi “inclusiva e representativa” e bateu o recorde de inscrições em relação aos anos anteriores. Foram 524 obras, na maioria internacionais de brasileiros e portugueses, e 41 estavam na secção competitiva, sendo quatro delas produções nacionais. Os júris classificaram

A exibição dos filmes selecionados foi toda ela feita de forma digital, através da página de Facebook do Festival Plateau.

PUB

PUB

PUB

To Top