PUB

Santiago

AJOC promove formação sobre sindicância e jornalismo digital para jovens jornalistas

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) organiza uma formação intensiva de dois dias sobre sindicância e jornalismo digital destinada a jovens jornalistas. A formação arranca hoje e tem a duração de 2 dias.

Com 25 inscritos, a formação é patrocinada pela Federação Internacional de Jornalistas e aborda questões relacionadas à prática do jornalismo on-line.

O uso das redes sociais no jornalismo, o jornalismo colaborativo, as fontes no ciberespaço, exemplo de reportagens multimédia, são alguns dos pontos que serão abordados na formação, que se enquadra no programa da Federação Internacional de Jornalistas, UTU 2020.

De acordo com o vice-presidente da AJOC e um dos formadores, Geremias Furtado, a formação também vai abordar a questão mobilização de jovens, através do Digital para a sindicância.

“Pois sabemos que o futuro aos jovens pertence e, por isso, queremos mobilizar os nossos colegas mais novos para esta questão”, afirma Geremias Furtado.

Conforme alega o vice-presidente da AJOC, muitas pessoas manifestaram interesse em participar da formação, mas tendo em conta a situação actual, por causa da pandemia da covid-19, foram obrigados a seleccionar apenas 25 participantes, os mais jovens. No entanto, fez-se um esforço para apostar nas descentralização e trazer jovens de diferentes ilhas, para conferir mais equidade à formação.

“Estarão a participar jovens jornalistas, de diversos órgãos de comunicação, públicos e privados, oriundos das ilhas de Santiago, Santo Antão, São Vicente e Boa Vista”, expõe.

A sessão de abertura decorre na manhã desta sexta-feira,4, e conta com a presença do diretor da FIJ – África, Louis Thomasi, e também da Directora Geral da Comunicação Social, Ineida Cabral. 

PUB

PUB

PUB

To Top