PUB

Boa Vista

Centro da Juventude debate negócio e empreendedorismo

O encontro, realizado na Câmara Municipal da ilha, serviu para apresentar e debater ideias de negócio e de empreendedorismo de jovens boa-vistenses.

Este foi o primeiro encontro do género promovido pelo Centro da Juventude, com o intuito de envolver os jovens na partilha de ideias e de projectos, na maioria ligados ao turismo, hotelaria, tecnologia e educação, que poderão ser desenvolvidos na ilha.

Sob o lema “Empreendedorismo, Projectos e Ideias Empreendedoras”, 19 jovens puderam apresentar e discutir as suas ideias de negócio.

Em declarações à Inforpress, o director do Centro da Juventude, Rui Lima, explicou que nesta primeira sessão pretendeu-se conhecer o balanço e a resposta dos participantes para, posteriormente, perceber como começar a desenvolver os projectos, colocá-los no papel e apresentá-los aos parceiros e a potenciais financiadores.

“O projecto vai passar por várias fases em que os participantes vão definir as ideias de projecto e, após esta fase, vamos avançar para a próxima etapa que será gerar e planear ideias de negócio para fazer um estudo de viabilidade”, disse Rui Lima.

Numa terceira fase, denominada “Jovem Empreende”, um grupo de jurados irá proceder à selecção de três dos melhores projectos que serão financiados pela Câmara Municipal e parceiros. Contudo, dependendo da resposta dos parceiros, dos potenciais financiadores e do orçamento da Câmara Municipal para 2021, o número de projectos seleccionados poderá ser maior.

“Neste evento deu para aperceber que os jovens têm muitas ideias, há muitos projectos e acho que temos que apostar neste tipo de formação para ajudar os mais novos a abrirem a mente e para verem que têm potencialidade e, sobretudo, apostar neles mesmos”, avaliou Dízio Ferreira, um dos convidados para conversar com os participantes sobre a sua experiência como empreendedor na área de recursos humanos, administração e recrutamento.

Para Ferreira, “iniciativas louváveis” como esta, incentivam e mostram aos jovens que é possível serem independentes através das suas ideias de negócio.

PUB

PUB

PUB

To Top