PUB

Economia

Fogo: Quadra festiva deve contar com o primeiro vinho espumante da Adega Chã

A Adega Cooperativa Chã, na ilha do Fogo, está a envidar esforços para colocar no mercado nacional, neste período festivo, o seu primeiro vinho espumante que é também o mais recente produto dessa adega.

O responsável daquela adega, David Monteiro Gomes revelou à Inforpress, recentemente, que já decorre a fase experimental da produção desse espumante e que sob a mesa está a possibilidade de colocar cerca de 500 garrafas no mercado. Nesse âmbito, a cooperativa já realizou uma sessão de experimentação e degustação com a participação dos seus parceiros das Canárias.

O espumante produzido à base da variedade da uva preta tradicional (Touriga nacional) é tido como “um produto de excelente qualidade”, no qual a adega deve apostar com mais afinco.

David Gomes explica que a Adega está, há três anos, a trabalhar na produção do espumante, motivo pelo qual o produto a ser colocado no mercado data do primeiro ano desta produção. Isto porque, segundo justifica, a sua produção exige algum trabalho técnico.

Apesar da pandemia da covid-19, os produtores esperam boa aceitação no mercado, por ser um vinho “bom e nacional”.

Recorde-se que a Adega Sodade, nos Mosteiros, foi a primeiro a colocar no mercado um vinho espumante “made in Fogo”, obtido a partir do vinho produzido em 2013, à base de moscatel da região vitícola de Chã das Caldeiras e com um processo de fermentação de mais de dois anos.

PUB

PUB

PUB

To Top