PUB

Educação

Professores debatem VBG e Covid-19 no Tarrafal de Santiago

A Federação Cabo-verdiana dos Professores (FECAP) reuniu profissionais da educação da região de Santiago-norte para debaterem o papel da classe docente no combate à violência baseada no género (VBG) e a prevenção contra a propagação da Covid-19.

Os profissionais da educação do norte da ilha de Santiago reuniram-se este fim de semana, no Tarrafal, para discutirem as temáticas relacionadas com a VBG e o atual contexto de pandemia.

Segundo Abraão Borges, membro do secretariado executivo da Internacional Educação em Cabo Verde, a VBG deve ser falada nas escolas, pois, deve-se primeiro “educar na escola antes que aconteça fora dela”. E neste sentido, os docentes dão um grande contributo na prevenção e no esclarecimento sobre esse tema.

“Na abertura da conferência, eu disse que a VBG não está só no fato da mulher bater no homem ou do homem bater na mulher, mas também na questão das lideranças”, destacou, Abraão Borges à RCV.

Além disso, o contexto pandémico vivido no país deve ser trabalhado nas escolas, que fazem um bom trabalho nesta matéria,

“Temos que trabalhar na educação para que a Covid-19 não entre nas nossas escolas (…) nós conseguimos, os professores conseguiram. Todos os professores de Cabo Verde estão de parabéns… o país está a ganhar e juntos vamos continuar a lutar para que este flagelo não chegue às nossas escolas”, sublinhou Borges.

Esta iniciativa foi uma parceria entre a FECAP, o Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (SIPROFIS), a Internacional Educação e a Câmara Municipal do Tarrafal.

De acordo com o autarca, José dos Reis, a edilidade continuará a investir na educação, dada a importância que o sector tem no desenvolvimento do Concelho.

“Nesta lógica a Câmara Municipal está totalmente aberta e disponível para abraçar iniciativas deste tipo, tendo em conta que também nós temos responsabilidades com a educação pré-escolar, mas com relação ao próprio ensino a nível do município”.

Reis acredita que o Concelho apresenta “alguns constrangimentos”, sobretudo na educação pré-escolar, onde ainda há “algumas dificuldades e limitações”, não só pelo contexto da pandemia, mas também em relação aos parcos recursos.

Por isso, o edil garante que trabalha sem poupar esforços para “muito em breve repor a normalidade e fazer com que a educação pré-escolar e o ensino no Tarrafal ganhem a dinâmica necessária e possa contribuir também para o desenvolvimento do município”.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top