PUB

Cultura

Teresa Lopes da Silva deixa legado de “sabedoria cultural”

Teresa Lopes da Silva, cantora e viúva do escritor Baltazar Lopes da Silva, faleceu esta terça-feira, 29, em Mindelo, aos 99 anos de idade. O corpo foi dado à terra esta quarta-feira, 30, no cemitério de São Vicente.

A cantora e figura marcante das músicas tradicionais cabo-verdianas é autora do disco “Promessa”, que retrata a vivência e recordações do seu tempo de infância, gravado em 1993 na cidade de Lisboa. Fica para a memória como uma figura marcante da cultura cabo-verdiana.

“Desde criança eu cantava porque é uma coisa que eu sempre gostei. Sinto que a música nasceu no meu corpo, a música é viva dentro de mim”, explicava a cantora à em 1992 através do programa “Antena da Mulher”, recordado agora pela Rádio de Cabo Verde.

Para o músico Bau, que trabalhou com a cantora no disco “Promessa”, Teresa Lopes da Silva era uma pessoa que tinha muito conhecimento e que define como uma “fonte de sabedoria cultural”.

Teresa Lopes da Silva, viúva do escritor Baltazar Lopes, era natural da Ribeira das Patas, Santo Antão. O funeral aconteceu na tarde desta quarta-feira a partir da sua residência no Alto Mira Mar.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top