PUB

Sociedade

Inscrições para o Prémio Nacional de Jornalismo 2021 abertas até ao fim de Fevereiro

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) acaba de lançar o edital do Prémio Nacional de Jornalismo 2021. O processo de candidatura desta edição encontra-se aberto a partir desta segunda-feira (11), até ao último dia do mês de Fevereiro.

Segundo o edital, os candidatos devem entregar um dossiê devidamente organizado, contendo um requerimento no qual deve constar o nome do autor da peça publicada ou do órgão de comunicação social, nacionalidade e os respectivos elementos de contacto pessoal.

O dossiê deve conter ainda cópias do trabalho publicado, em suporte papel ou em suporte informático, com referência da data da sua publicação e do órgão no qual foi promovida a sua divulgação; Cópia da carteira profissional ou do comprovativo da sua solicitação junto da Comissão de Carteira Profissional de Jornalistas, em caso de candidatura individual ou co-produção de jornalistas; Declaração de autenticidade das informações prestadas.

Podem concorrer ao PNJ os trabalhados redigidos ou elaborados em língua portuguesa ou na língua cabo-verdiana, de autoria de um ou mais jornalistas profissionais e que versem temáticas que correspondam aos objectivos previstos no artigo 3º da Resolução

São aceites a concurso os trabalhos publicados, em primeira edição no território nacional, de 1 de janeiro a 31 de Dezembro de 2020.

Os trabalhos apresentados a concurso devem, preferencialmente, revestir as tipologias de artigos de fundo, entrevistas, reportagens e trabalhos de investigação jornalística.

Os candidatos podem concorrer com apenas dois trabalhos e a todas as categorias do PNJ (Rádio, Imprensa e Televisão), devendo cada candidatura ser instruída em separado, com documentação própria e autónoma das demais peças concorrentes.

São considerados vencedores do PNJ os trabalhos assim qualificados pelo júri, nos termos do Regulamento e da Resolução que cria o Prémio Nacional de Jornalismo com base nos critérios de Qualidade técnica e a sua relevância para a temática e o cumprimento dos objectivos do PNJ; Originalidade, criatividade e profundidade na abordagem do tema; Adaptação da narrativa ao meio escolhido;

Pertinência e actualidade, tratando-se de trabalho investigativo; Potenciais impactos ou repercussões na mudança de comportamento individual e colectivo e na mobilização social.

O PNJ reveste a natureza de prémio pecuniário no valor de 1.500.000.$00 (um milhão e quinhentos mil escudos cabo-verdianos) a distribuir equitativamente pelas três categorias e sujeito aos descontos legais. Serão ainda atribuídos certificados de reconhecimento aos melhores trabalhos jornalísticos submetidos a concurso.

O corpo de jurado é composto por Carlos Santos, Marilene Pereira, Silvino Évora, Nardi Sousa e João Almeida Medina.

A atribuição do PNJ, edição 2021, acontecerá numa cerimónia a realizar-se no dia 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

PUB

PUB

PUB

To Top