PUB

Política

Legislativas marcadas para 18 de Abril e presidenciais a 17 de Outubro

As eleições legislativas 2021 estão agendadas para 18 de Abril, anunciou hoje o Presidente da República, em conferência de imprensa na Praia. Já as presidenciais estão marcadas para 17 de Outubro.

O Chefe de Estado garantiu que a decisão surgiu depois de ter ouvido todos os partidos políticos legalizados, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), os juristas cabo-verdianos, e não só, e depois de avaliar e analisar alguns elementos fundamentais, como quadro constitucional e legal vigente em Cabo Verde, concretamente os dispositivos da constituição da República e do código eleitoral.

“Ponderei o fato que me foi trazido para a avaliação de partidos políticos, Conselheiros da República, por vozes das comunidades e também do DGAP e ponderei a circunstância de haver particularmente no estrangeiro atrasos no processo de recenseamento. Também pude avaliar e ponderar posições diferenciadas sobre a data mais adequada para as eleições legislativas e presidenciais que se registaram na reunião do Conselho da República, entre os conselheiros, mas também entre os partidos políticos”, alega.

Jorge Carlos Fonseca declara ter definido as datas tendo em conta a evolução da pandemia e as festas religiosas, nomeadamente a Páscoa e a Semana Santa, de modo a não coincidirem, porque, como explica, participam a grande maioria dos cabo-verdianos.

Com as datas já definidas, o Presidente da República apela a todos os cabo-verdianos, no país e na diáspora, a se recensearem para poderem exercer o seu direito de voto.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top