PUB

Cultura

David Jason: Um americano com “alma crioula” que divulga a música de Cabo Verde lá fora

David Jason é um militar americano que escolheu a música de Cabo Verde para cativar o seu público, ao se decidir lançar também no mundo da música. Apaixonado pelos ritmos quentes e pela cultura cabo-verdiana, Jason foi influenciado sobretudo pela convivência com a comunidade cabo-verdiana nos EUA. “São como família.”

“Todos os meus amigos mais próximos são cabo-verdianos e são como irmãos para mim. Eles me ajudaram a aprender o valor da lealdade e da consistência. E percebi que seu senso de disciplina, seu caráter, vieram de como foram criados. Vieram da sua cultura”, confessa.

Segundo conta, em entrevista ao A NAÇÃO, ele foi encorajado desde muito cedo para juntar-se ao Boston Tae Kwon Do, que é uma organização liderada por cabo-verdianos. “Acabei me tornando muito próximo das suas famílias, que agora considero minha família, também”, sublinha.

Através desta aproximação, e ao frequentar eventos sociais da comunidade cabo-verdiana, Jason teve o seu primeiro contacto com a cultura cabo-verdiana e com a música, em particular.

Embora soubesse do seu talento para a música há mais de 20 anos, nunca o tinha encarado de forma profissional até Abril de 2020.

“No mês passado, minha música chegou às rádios FM de Boston. Esse foi um grande ponto de partida. Ainda estou trabalhando para chegar ao topo com a minha música, mas o que pude fazer em apenas nove meses foi notável e estou muito otimista sobre aquilo que o futuro trará”, diz.

Entretanto, por ser novo no ramo, a falta de público, fãs foi um desafio a enfrentar.

“Quando eu comecei na música, eu sabia que tinha de gerar um grande número de seguidores nas redes sociais ou nunca iria funcionar. Mas eu não tinha público para trabalhar”, recorda.

Para superar esta barreira, o jovem começou a fazer vídeos divertidos nas redes sociais, escutando, cantando e dançando a música cabo-verdiana.

“Comecei a chamar a atenção, tanto que o Patrick Rodrigues, fundador do Cabo Verde Beautiful People. me encontrou e me tornou um editor do CVBP. Isso foi uma bênção porque instantaneamente me conectou com milhares de pessoas, com quem eu poderia compartilhar meu amor pela música e cultura de Cabo Verde”, explica.

Jason quer fazer sucesso na música americana, mas também continuar a “mostrar ao mundo o que Cabo Verde é”, através da música.

É fascinado pelo estilo zouk-love (o qual ele designa de música de passada), devido ao drama e tristeza que transmite de forma tão peculiar.

“É uma tristeza de partir o coração, mas embora seja triste e dramática, é tão linda porque todos podemos nos identificar com ela”, sustenta.

Para além das grandes amizades e da paixão pela música, também foi apaixonado por uma cabo-verdiana, com quem manteve um casamento de dez anos. E quando se fala na melancolia da música cabo-verdiana, ele garante uma coisa: “Todos nós já passamos por dores de cabeça …. mas com uma mulher cabo-verdiana tem muito mais impacto sobre você.”

PUB

PUB

PUB

To Top