PUB

Diáspora

Diáspora: Empreendedora cabo-verdiana Guanela Monteiro conquista Lisboa com  donetes de Cabo Verde

A cabo-verdiana Guanela Monteiro, de 33 anos, está a conquistar Lisboa graças ao paladar único dos donetes de Cabo Verde. Em plena pandemia, aventurou-se num negócio online, com entregas ao domicílio, através da marca Fada do Donetes, que é já um sucesso. O próximo passo será abrir uma loja física e, posteriormente, expandir para outras cidades e países.

A ideia de negócio surgiu em tempos pandémicos, na primeira quarentena em Portugal, o ano passado. Guanela Monteiro, que sempre foi muito ativa, viu-se estagnada quando o governo daquele país colocou a maioria dos seus funcionários em regime lay-off. Na sequência, como passatempo, começou a confecionar donetes para vender, uma vez que já fazia em ocasiões de festas e comemorações, e era sempre elogiada.

Começou pelos sabores mais tradicionais, “coco e açúcar e canela” e depois “doce de leite, chocolate, e chocolate branco”.

“Estes sabores são os que compõe a caixa mista que é a que mais vendemos. Traz três donetes de cada sabor. Para além desta caixa, fazemos também donetes mais elaborados como os com granulado e outros como donetes de oreo”, conta a empresária.

As apostas mais recentes da Fada dos Donetes são os donetes red velvet e os de cenoura com calda de chocolate.

No momento, com 30 a 40 pedidos por dia, a empreendedora regozija-se com a excelente saída de seus produtos e garante estar sempre a organizar-se para poder responder às demandas dos clientes. Além dos donetes, Guanela Monteiro confeciona pastéis de milho, de massa tenra (trigo) e cuscuz, quando solicitado.

As encomendas podem ser feitas por mensagem privada, através da página de Facebook ou também, outra das opções, pelo Instagram da Fada dos Donetes. O sucesso é também, que Guanela tem participado inclusive em programas de televisão.

A empresária

 Guanela Sofia Neves Monteiro vive em Portugal desde os oito anos de idade. Filha de pais cabo-verdianos, da ilha de Santiago, admite que aprendeu a fazer donetes quando pequenina com a mãe. Hoje, residente em Lisboa, no Casal de São Brás, confessa que há muito tempo que não visita o país.

“Algo que tenho de mudar já, pois já tenho saudades da minha terra.”, finaliza. Por agora, o foco da Fada dos Donetes está na abertura de sua loja física em Lisboa e, depois, expandir para outros lugares.

PUB

PUB

PUB

To Top