PUB

Santiago

Praia: Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Marrocos aposta na alfabetização de adultos

A Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Marrocos (ADM), na zona de Achada Grande Trás, está a promover a alfabetização de adultos. A niciativa enquadra-se num leque de atividades desenvolvidas pela associação, numa altura que se celebra, Março, mês da mulher.

Ciente da alta taxa de analfabetismo na zona de Achada Grande Trás, a Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Marrocos representada pela presidente, Verónica de Pina, acredita que estimulando ações de capacitação no bairro com o programa de alfabetização de adultos, esse obstáculo será ultrapassado.

“Estamos a introduzir mulheres que não têm escola para irem aprender a ler e a escrever, para assim terem uma oportunidade de serem mães com mais conhecimentos, para assim poderem ajudar melhor os seus filhos dando-lhes mais apoio. Pretendemos trazer mais formações, mas
para poderem participar têm de ter a base que é a alfabetização”, explica a presidente da ADM, citada pela RCV.

Uma outra iniciativa dessa associação é uma campanha de sensibilização para a doação de sangue que já está a decorrer. Conforme Verónica de Pina, neste tempo de pandemia “temos de nos lembrar, igualmente, dos outros doentes, que não sejam os afetados pela covid-19”.

“Há pessoas com receio de contato e outras com doenças que precisam de doação de sangue, então estamos a fazer uma campanha de doação de sangue principalmente para mulheres, visto que somos mães e sentimos uma maior responsabilidade e sensibilidade em doar sangue”,
afirma.

Recentemente foi lançado um programa “Orta na nha casa”, que é uma iniciativa conjunta com o Ecofeminismo que, como explica a presidente, é uma nova maneira de ocupar o tempo e sentir amor pela natureza.

Além de alfabetização e campanhas de sensibilização, as mulheres de Marrocos são incentivadas a praticarem ginástica e Tae Bo. Com o apoio dos moradores a associação vai reforçando as suas atividades e, durante este mês, serão realizadas diversas atividades de empoderamento de mulheres.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top