PUB

Cultura

Santa Catarina: Assomada celebra Dia Mundial da Poesia

A Câmara Municipal de Santa Catarina (no interior de Santiago), através do Pelouro da Cultura, comemora, na próxima segunda-feira, 22, o Dia Mundial da Poesia (assinalado a 21 de Março), sob o lema: “A poesia está na rua – diversidade, diálogo e criação de ideias”.

A comemoração conta com dois momentos. O primeiro acontece às dez horas, na Biblioteca Municipal, através de um Sarau Infantil, com a participação de 15 alunos do Ensino Básico Obrigatório (EBO), que declamarão poemas e dramatizam  contos tradicionais cabo-verdianos, além de registar, também, a participação da actriz Elisabete Gonçalves.

Da parte da tarde, pelas 16 horas, a comemoração prossegue no Centro Cultural “Norberto Tavares” (na Cidade de  Assomada – a Capital do Município -, com a participação de poetas e “diseurs” de Santa Catarina e do Tarrafal, mas, também, consta de um momento musical com David Rocha e alunos da sua Escola de Música, interpretando temas do poeta Eugénio Tavares.

Haverá, ainda, espaço, para apresentação da comunicação: “A Poesia, a Arte, o Criador e a Sociedade – Manifesto de Assomada 2021”, onde se reflecte sobre a Poesia, enquanto linguagem de desenvolvimento das capacidades criativas e a necessidade de a mensagem poética e artística ocupar os espaços vivenciais e públicos, estimulando o espírito crítico e uma Cultura de insubmissão.

Este documento irá ser produzido em conjunto com a ALTAS (Associação Literária do Tarrafal de Santiago), com quem a Câmara Municipal tem uma antiga parceria, e que comemorou a 21 de Março o seu 10º Aniversário.

A Organização promete que, no evento, serão cumpridas as normas de segurança de prevenção da  COVID-19, com reserva e limite de participação máxima a 50 pessoas, distanciamento físico e uso obrigatório de máscara.

PUB

PUB

PUB

To Top