PUB

Política

Legislativas: Reportagem da SIC sobre o Chega incendeia campanha eleitoral em Cabo Verde

“A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios”, reportagem do canal SIC, de Portugal, veiculada na quarta-feira (14), expôs uma série de alegados interesses materiais e financeiros por detrás da nomeação de César Do Paço para o cargo de cônsul-honorário de Cabo Verde na Flórida, Estados Unidos da América (EUA).

O caso, que já tinha levado o então ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, a demitir-se em Janeiro passado, volta a incendiar a campanha para as eleições legislativas de domingo, 18 de Abril.

Numa das várias referências ao governo da cidade da Praia e o empresário César Do Paço, tido como financiador do Chega, partido da extrema direita portuguesa, a reportagem da SIC dá conta que, a 8 de Setembro de 2020, o então MNE, Luís Filipe Tavares, terá enviado um email a Do Paço a informar-lhe sobre os últimos acontecimentos referentes à sua nomeação como cônsul.

Na altura, segundo a reportagem, Tavares terá usado do seu “engenho e arte” para “convencer os americanos” do facto de Cabo Verde já ter um cônsul na Florida, nomeando um outro, neste caso o controverso empresário português.

“Três dias depois desta mensagem do então MNE para Do Paço, a 11 de Setembro de 2020, Luís Filipe Tavares recebeu um email do concessionário da Mercedes na cidade da Praia. A funcionária, Maryelsa Macedo apresentava uma proposta de um Mercedes, veículo com dois meses e 8500 km, carregado de extras. O email é recebido ao meio-dia e seis minutos”, revela a reportagem.

No mesmo dia, acrescenta a SIC, Tavares reencaminhou a mensagem com a proposta para o conselheiro de César Do Paço, José Lourenço.

Aquele canal diz ter tentado várias vezes ouvir o ex-MNE, sobre o assunto da viatura, sem qualquer sucesso.

A SIC diz também que chegou a contactar a concessionária da Mercedes em Cabo Verde e o seu dono, Celestino Ribeiro, se limitou a dizer: “Olhe está enganado (…) vocês mentem muito na vossa televisão. Eu tenho visto. Com licença”, ouve-se na chamada telefónica.

A referência ao Mercedes como moeda de troca, pela nomeação tanto de César do Passo, como da sua mulher para cônsul nos EUA, caiu que nem uma bomba nesta campanha eleitoral.

Ontem, através de Rui Semedo, o PAICV exigiu ao MpD e ao Governo que esclarecessem o país sobre o “negócio” envolvendo o Mercedes.

Esta manhã, em resposta ao maior partido da oposição, o vice-presidente do MpD, Fernando Elísio Freire, também ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, considerou uma afronta ao país, a reportagem da SIC, classificando-a como uma “interferência grosseira” no processo eleitoral em curso em Cabo Verde.

Além de considerar o acto uma “maldade, uma má fé e uma desonestidade” do PAICV, Freire ameaçou processar todos aqueles que, nas redes sociais ou fora delas, envolverem o seu partido, governo e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no caso do Mercedes.

Fernando Elísio Freire voltou a reiterar e garantir que o MpD e do Governo de Cabo Verde não têm qualquer relação com o Chega, partido liderado por André Ventura, tido actualmente como o rosto mais visível da extrema direita em Portugal.

PUB

PUB

PUB

To Top