PUB

Covid-19

São Vicente: Vacinação suspensa por dificuldades de envio por via aérea

Em São Vicente (SV), a vacinação preventiva contra a covid-19, encontra-se temporariamente suspensa, devido à dificuldade no envio de mais vacinas da Praia, por via aérea. A informação foi confirmada pela enfermeira e coordenadora do programa nacional de vacinação, Ivanilda Santos, à rádio nacional.

Segundo a coordenadora do programa nacional de vacinação, Ivanilda Santos, São Vicente recebeu as vacinas com a mesma frequência que as outras ilhas para imunizar os grupos prioritários, pessoas acima dos 60 anos. Mas as dificuldades de transporte, têm condicionado o envio, conforme explica.

“Nas outras ilhas a vacinação tem sido feita de forma faseada e, por esse motivo, ainda têm vacinas. Em São Vicente, além do esgotamento das vacinas, temos tido dificuldades no voo, isso porque as vacinas têm de ir de forma segura e temos de ter garantia de que as vacinas chegam no mesmo dia, sendo que não podem ir de barco devido à cadeia de frio”, explica a coodenadora.

Essa fonte garante, contudo, que serão enviadas mais 1000 doses novoo de hoje para que a vacinação não pare na ilha.

15 mil vacinadas em todo o país

Conforme avança Ivanilda Santos, em SV já foram aplicadas, entre Pfizer e AstrazZeneca, aproximadamente 1500 doses desde o início da vacinação e em todo o país já foram vacinadas 15 mil pessoas.

“As 15 mil pessoas que foram vacinadas, não apresentaram complicações apenas reações esperadas durante as 24 horas seguintes, como, por exemplo, febre, tontura, dor no local de aplicação e dores de cabeça”, diz a mesma fonte.

Apesar de ainda haver vacinas em estoque, a entrevistada anuncia a chegada de mais doses no início de Maio e apela para que quem tem acamados em casa, e as pessoas acima dos 60 anos, não vacinadas ainda, se dirijam aos centros de saúde das sua localidades ou para ligarem para a linha verde, para que possam ser imunizados. 

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top