PUB

Destaques

Destaques da edição 715 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Presidência da Assembleia Nacional
PAICV apoia Austelino Correia
Muito se tem especulado sobre a estrutura do próximo Governo da X Legislatura, mas, neste momento, o problema reside na composição da mesa da Assembleia Nacional. O MpD deve voltar a apostar em Jorge Santos como presidente da Casa Parlamentar, mesmo conhecendo o risco de o seu candidato ser chumbado. A NAÇÃO sabe que o PAICV apoia uma eventual candidatura de Austelino Correia.

 Ângelo Fernandes
A luta de um jovem com insuficiência renal
Ângelo Fernandes é um jovem cabo-verdiano, de São Vicente, que viu a vida mudar no dia em que ficou a saber que padecia de doença renal. Actualmente, em Portugal, onde se encontra em tratamento e com saudades do mar da Laginha, Ângelo agarra-se à esperança de que um transplante possa ser o caminho para uma vida regular.

 Sociedade
Surdos com limitação de assistência médica
A barreira da comunicação entre surdos e médicos tem sido a principal dificuldade desses utentes nas estruturas de saúde no país. Com a comunicação limitada, a assistência médica a esses cidadãos fica, muitas vezes, comprometida. É neste sentido que estudantes de medicina da Uni-CV têm aprendido linguagem gestual para facilitar, futuramente, o atendimento médico.

Sociedade
ICIEG coloca 200 cuidadoras no mercado de trabalho
O projecto “Contribuindo para o Acesso e Criação do Emprego Digno das Mulheres em Cabo Verde”, uma parceria do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e a Direção Geral de Inclusão Social (DGIS), já permitiu a formação de 200 cuidadoras nas ilhas do Sal, Boa Vista e Santo Antão. A iniciativa promove o empoderamento e incentiva o autoemprego, profissionalizando o acto de cuidar de pessoas dependentes, libertando muitas mulheres chefes de família para o mercado de trabalho.

 Maria Fortes
“Comunidades Responsáveis” contra abate indiscriminado de cães
O Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis (MCCR), liderado por Maria Fortes, é contra a decisão das câmaras municipais e eventualmente do Ministério da Agricultura de abater cães vadios e selvagens, como forma de evitar que ataquem o gado em certas ilhas do país. Em vez disso propõe uma “Aliança Nacional para a Gestão Ética da População Canina e Felina”.

 Futebol
Líderes dos Regionais temem quebra de ritmo após nova paragem das competições
As equipas do Rosariense, Tarrafal FC e Esperança FC, que lideram os respectivos Campeonatos Regionais temem uma eventual quebra do ritmo competitivo, devido a nova paragem das actividades desportivas, imposta pelo Estado de Calamidade. Apesar de aprovarem a medida governamental, os dirigentes destas três equipas defendem que poderia ser estudada uma solução, que não lesasse tanto a modalidade.

Solidariedade
Fonton investe no reforço escolar de crianças
A Associação Comunitária de Fonton (ACF), na cidade da Praia, tem vindo a acompanhar meia centena de 40 crianças, incluindo as das comunidades vizinhas de Fundo Cobon e Casa Lata. Diariamente, dois professores voluntários recebem turmas da primeira à quarta classe para o reforço escolar desses futuros cidadãos cabo-verdianos.

 Universidade Jean Piaget
20 anos a contribuir para a formação de quadros de qualidade

 Esta Edição nº. 715, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF! -, é feita, também, do já tradicional Caderno ETC.; assim como, das Opiniões de: Gil Évora; José Miranda, Jutta Urpilainen, Pedro Ribeiro e de Robert Dussey; a par da Coluna de Filinto Elísio. 

 

[woocommerce_non_members_only]

 

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top