PUB

Cultura

Madelene Romina – De rebeldia a Dj Xfraiss

Nascida no Monte Sossego e criada na Ribeirinha, Madelene Romina da Luz Lima Dias, mais conhecida por Dj Xfraiss, um nome que ainda na adolescência, sempre gostou de desporto. Chegou a selecções de andebol e de basquetebol, no liceu, mas é como Dj que se sente realizada.

Nascida em 1988, aos 16 anos Madelene perdeu o pai e foi esta a fase mais difícil da sua vida. Envolveu-se em más companhias e fez coisas erradas. Era rotulada de rebelde e vista como a adolescente terrível. Passou por muitos psicólogos em busca de auxílio, mas nenhum conseguiu ajudar. Com isso, ela acabou por abandonar os estudos no 9º ano de escolaridade.

Desde daí Madelene trabalhou com pintura, mecânica, como cabeleireira e em um clube noturno, onde ganhou o gosto pela música. Brincalhona e curiosa, ficava vigiando às escondidas enquanto os Djs tocavam. Nas horas de pouco ou nenhum movimento, Madelene aproveitava para mexer nos equipamentos e praticar, mesmo sem conhecer os meandros do ofício. Com o passar do tempo, quando os Djs faltavam ela era convidada a tocar.

Em 2018 surgiu a oportunidade de participar em um workshop para Djs femininos e ela foi selecionada, juntamente com a Dj Kelissa Melo, para fazer parte de um grupo que organiza e produz eventos. E foi no dia 5 de Maio do mesmo ano, entre a ansiedade e o nervosismo, que Madelene tocou pela primeira vez em um evento. Uma data, para ela, inesquecível. Desde então já participou de muitas festas em diversos locais.

Mesmo com acontecimentos que ajudaram Madelene a superar, foi em 2019, quando se tornou mãe de um menino que tudo mudou. A maternidade transformou a sua vida, onde foi preciso mais responsabilidade e fez-se a necessidade de pensar e viver por dois.

Hoje, com 23 anos, Madelene lamenta que muitos não acreditem na capacidade feminina para exercer o trabalho como Dj. Contudo, ela não tenciona desistir e pretende desenvolver projetos para mulheres que ambicionam seguir o mesmo caminho profissional. Comprar seus equipamentos, fazer as próprias músicas e ter uma casa são outros dos muitos projectos que Madelene tem em mente, mas, como a própria diz, o seu filho é e será, sempre, o seu maior projecto.

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 716, de 20 de Maio de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top