PUB

Artes Plásticas

Tchalê Figueira estreia “Alegoria do Retrato” em Mindelo

O Centro Cultural do Mindelo (CCM) acolhe esta quarta-feira,16, a abertura da exposição “Alegoria do Retrato”, do artista plástico Tchalé Figueira. São 16 pinturas que não fogem ao estilo desse artista, que mais uma vez vai nos levar ao universo imaginário dos seus retratos.

Após a apresentação de 11 quadros intitulados de “Retratos do Meu Imaginário”, em Outubro de 2020, na cidade da Praia, o artista plástico Tchalê Figueira volta agora com mais 16 pinturas que denominou de “Alegoria do Retrato”.

Desta vez, a exposição vai ser em São Vicente, e abertura, organizada pelo Centro Cultural do Mindelo, acontece esta quarta-feira,16, pelas 18h30.

Para o director do CCM e curador da mostra, António Tavares, “na retórica da invisibilidade perpetuada pelo medo de existir, uma das várias facetas da nossa negação, receber uma exposição de pintura de Tchalê Figueira, com o sugestivo título ‘Alegoria do Retrato’, é nada mais senão uma grande pedrada no charco”.

Segundo o curador, cada retrato é uma figura retirada de uma peça em ópera, uma encenação do quotidiano cabo-verdiano, uma autêntica alegoria à vida deste mesmo homem” realçando que Tchalê consegue dar densidade expressiva à sua pintura e, ao mesmo tempo, de uma forma sucinta e com a poética que o caracteriza, suscitar uma viagem ao universo imaginário dos seus retratos.

“Alegoria do Retrato” deverá ficar patente no CCM durante um mês para visitas, consoante respeito pelas medidas sanitárias como uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

Sobre o artista

Tchalê Figueira nasceu na cidade de Mindelo, ilha de São Vicente, em 1953. Aos 17 anos saiu de Cabo Verde, rumo a Roterdão.

Por pouco tempo nessa cidade, seguiu viajando por vários países da Europa, Ásia e Américas até que em 1974, instalou-se em Basileia, Suíça.

Nesta cidade frequentou a escola de belas artes, definindo o território suíço como a base da sua evolução artística.

Em 1985, Tchalê Figueira regressou a Cabo Verde. Entre a cidade da Praia e do Mindelo abriu primeiramente um ateliê na capital e em Dezembro de 2014 a galeria “Ponta D’Praia” na sua ilha natal.

Este conceituado artista plástico possui uma vasta coleção pictórica, reconhecida em diversos países, fruto das diversas exposições concretizadas ao longo do seu percurso artístico.

São inúmeros quadros pintados e exposições realizadas, que ganharam e continuam a ganhar reconhecimentos a nível internacional, com o seu estilo próprio e muito peculiar de pintar, representando o seu mundo através da arte.

PUB

PUB

PUB

To Top