PUB

Santiago

Associação espanhola “Ayuda” doa equipamentos à Delegacia de Saúde de São Domingos

 

A Associação espanhola “Ayuda Continadores” ofereceu esta quinta-feira,17, um conjunto de equipamentos hospitalares à Delegacia de Saúde de São Domingos. O ato da entrega foi presidido pelo presidente da Câmara Municipal de São Domingos (CMSD), Isaías Varela. O autarca agradeceu o gesto e destacou a importância do donativo, que vai permitir “diminuir” a necessidade de deslocação dos munícipes a outros centros de saúde.

Em tempo de pandemia, os donativos entregues pela Associação espanhola “Ayuda Continadores” ganham maior relevância para a Delegacia de Saúde de São Domingos, que passa a estar mais bem apetrechada. O edil Isaías Varela, em entrevista à imprensa, afirmou que as doações vão ajudar a reforçar e melhorar a prestação de serviços de saúde aos munícipes do concelho, e não só.

“Aqui, estão um conjunto de materiais, tanto a nível de higiene e protecção, mas também materiais para laboratório, igualmente para ajudar na realização de alguns exames complementares, justamente com o objetivo de reduzir a necessidade de deslocação dos nossos munícipes a outros centros de saúde mais próximos, nomeadamente Praia”, explicou.

Segundo o autarca esse é o primeiro donativo, porém o objetivo é continuar a mobilizar mais recursos e ajudar a Delegacia de Saúde a melhorar também as respostas a nível de saúde no concelho, melhorando, naturalmente, os cuidados de saúde prestados à população.

 “Este é o resultado de uma parceria entre a CMSD, com a Associação Ayuda e a Delegacia de Saúde. Esse é o primeiro gesto mas temos mais uma entrega prevista nos próximos tempos, sobretudo a nível de máquina de Raio X, porque é uma necessidade que identificamos aqui com a delegada, e queremos que São Domingos dê respostas às necessidades básicas e primárias dos cidadãos”, afirmou.

A delegada de saúde de São Domingos, Sandra Brito, mostrou-se grata pelo donativo e destacou o importante contributo que simboliza para a instituição que gere.

“Queremos o bem da população de São Domingos, então, dito isto, espero que iremos ter várias parcerias, e, essa, será a primeira de muitas. Da nossa parte é agradecer esse donativo simbólico”, avançou.

Associação espanhola “Ayuda Continadores”, o que é?

A Associação “Ayuda Continadores” é uma Organização Não Governamental, que trabalha no apoio ao desenvolvimento de muitos países, entre eles Cabo Verde.

Filho de pais cabo-verdianos na diáspora, Daniel Cardoso Borges, em nome da associação, explicou que a “Ayuda” procura sempre chegar aos lugares e pessoas, que, normalmente, passam por mais dificuldades e mobilizam instituições para conseguirem chegar às comunidades e dar o seu contributo.

“A nossa maior preocupação sempre são os cidadãos e as comunidades. E o nosso desafio é fazer caminhos, e caminhadas, para chegar nos lugares onde as pessoas mais precisam. Tem alguns cabo-verdianos que me ajudam e colaboram com alguns materiais e roupas”, realçou.

Conforme o representante, os donativos entregues à Delegacia de Saúde incluem equipamentos médicos, como cadeira de rodas, materiais técnicos de cardiologia, entre outros. E avança que, num futuro próximo, também vão ser entregues máquinas de Raio X, materiais de fisioterapia e materiais ligados a energias renováveis.

PUB

PUB

PUB

To Top