PUB

Destaques

Destaques da edição 722 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Relatório da PANGEA-RISK – II
Pandemia favorece esquemas de lavagem de capitais
Cabo Verde está referenciado pela PANGEA-RISK como centro de tráfico humano e, igualmente, “armazém” de drogas. Com a pandemia, o país tornou-se, também num “mercado” de lavagem de dinheiro, envolvendo políticos, funcionários da justiça, polícias e a banca. Para o Governo cabo-verdiano, essa apreciação “não tem qualquer credibilidade” e visa, “claramente”, atingir a imagem externa de Cabo Verde.

Amadeu põe em xeque o sistema político

  • “Eu não violei a Constituição. Pelo contrário, estou defendendo a Constituição como jurei fazer.”

O advogado e deputado Amadeu Oliveira, que protagonizou no passado fim-de-semana, a fuga do seu cliente Arlindo Teixeira para França, diz que agiu consciente de todos os riscos que corria. Além de jurídicos, o caso comporta vários aspectos políticos. Tirando a UCID, nenhum outro partido parece alinhar com ele. A Assembleia Nacional decide hoje o que fazer com Oliveira.

São Nicolau
“Kaminho para a América” na rota das baleias
A emigração cabo-verdiana para os Estados Unidos, a partir da pesca da baleia, é tema de um colóquio a ter lugar este fim-de-semana em Tarrafal de São Nicolau. Sob o lema “Pesca da Baleia: da Caça à Preservação”, o evento está dividido em dois momentos: o colóquio propriamente dito e uma “caminhada ecológica” pelos locais outrora frequentados pelos baleeiros.

Polémica
Jovem acusa INE de violar seus direitos e falta de transparência no recrutamento
Danizio Morais, 29 anos, conta que foi seleccionado para receber formação para ser um dos formadores/supervisores do Censo 2021, em São Vicente, mas no último dia do curso foi dispensado, sem “justificativa plausível”, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Acusa por isso a instituição de desrespeito e violação clara dos seus direitos.

 Porto Novo
Jovens no combate às alterações climáticas
O projecto “Juventude e Mudanças Climáticas”, da associação Young Talent, tem-se destacado por dar voz e vez aos jovens na “corrida contra o tempo” a favor do clima. No Porto Novo, ilha de Santo Antão, são já vários os jovens que se levantam a favor da consciencialização ambiental. 

 João Serra
Cabo verde perante os desafios do crescimento económico, criação de emprego e redução da pobreza

 Artes plásticas
Nelson Neves mostra 20 anos de carreira na Praia
Nelson Neves, artista plástico cabo-verdiano radicado no Luxemburgo, apresenta 35 telas abstractas na exposição que acontece na Assembleia Nacional, de 4 a 18 de Julho. A par disso, vai ministrar alguns ateliês de pintura destinados a crianças. Recentemente o artista plástico foi condecorado com a medalha de Cavaleiro da Ordem de Mérito daquele Grão-Ducado.

 Esta Edição nº. 722, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF! -, é feita, ainda, do já tradicional Caderno ETC.; a par das Opiniões de: Adelino Barros, Jeff Daigle, João Serra e Pedro Clóvis; assim como, da Coluna de Marciano Moreira. 

[woocommerce_non_members_only]

 

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top