PUB

Sociedade

CMP redefine horário de recolha do lixo em resposta às críticas dos munícipes

A Câmara Municipal da Praia (CMP) através do Serviço de Saneamento define o um novo horário e redefine as rotas de recolha do lixo para dar resposta ao problema de lixo na capital que tem sido motivo de críticas por parte dos munícipes. O comunicado foi feito neste domingo, 18, através de uma rede social da CMP.

Conforme o comunicado, o serviço de saneamento informa que depois de analisar as variáveis que influenciam a produção do lixo doméstico, dos estabelecimentos comerciais e das indústrias, foram redefinidas as rotas de recolha do lixo e os horários em que estas serão efetuadas.

De acordo com o novo horário, o trabalho vai iniciar-se às 07:30 com a recolha porta-a-porta que se prolonga até às 15:00 e no período da tarde será feita a recolha do lixo nos contentores, devendo o trabalho prolongar-se até às 23:00.

Através das imagens especificamente legendadas, o serviço de saneamento mostra o horário de recolha de lixo de cada zona. No entanto é relevante informar que há zonas em que só haverá apenas recolhas porta-a-porta e outras só nos contentores.

O Serviço de Saneamento da CMP pede a colaboração de todos os munícipes para que o processo de recolha decorra, de forma programada, e apela aos mesmos a se engajarem, de forma activa, em prol da melhoria progressiva do serviço de saneamento no município da Praia.

A recolha do lixo na capital tem sido muito criticada nas redes sociais, com muitos munícipes a postarem fotos de lixos amontoados em vários bairros.

O assunto foi motivo de uma conferência de imprensa do coordenador da Comissão Política Concelhia da Praia do Movimento para a Democracia (MpD, oposição na CMP) que disse que o Presidente da Câmara, Francisco Carvalho, tem se manifestado incapaz de liderar a autarquia.

Alberto Melo frisou que a capital do País tem se tornado uma cidade de lixeira a céu aberto, com desorganização do comércio informal, incapacidade de resposta dos serviços, paralisação de obras estruturantes e incumprimento de compromissos assumidos

Em reação o edil praiense Francisco Carvalho recusou hoje a ideia de que há retrocesso a esse nível, explicando que o saneamento básico e a recolha de lixo exigem “planificação, estudo, análise e tomada de decisão”.

Francisco Carvalho garantiu, entretanto, que irá fazer com que a Cidade da Praia “dê um salto que é preciso” nesta matéria.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top