PUB

Sociedade

Jailson Miranda: O humorista que saltou de “Pico Lopes” para os palcos do Mundo

Natural da ilha do Fogo, mais concretamente de Pico Lopes, e residente na cidade da Praia, Jailson Miranda é um jovem humorista de 28 anos que já se destacou na arte de arrancar sorrisos pelo mundo fora. Tendo o seu próprio estilo, Jailson já atuou nas ilhas de São Vicente, Boa Vista e Fogo, e também já teve a oportunidade de pisar os palcos de Macau/ China e Portugal.

Em entrevista ao A Nação, Jailson Miranda, relembra que desde sempre teve um lado humorístico, divertido e brincalhão e na escola sempre contava piadas, arrancando gargalhadas por onde quer que passasse. No entanto, foi em 2013, quando se mudou para a cidade da Praia, que tudo começou.

“Logo no início, quando mudei, uma amiga que me achava muito engraçado, sugeriu que eu procurasse o Enrique Alhinho, que na altura era o único que fazia Stand Up Comedy. Depois de uma breve conversa, ele me convidou para participar num show que ele tinha dois dias depois. Fiz o teste e resultou. Consegui arrancar muitos risos do público e a partir daí comecei a fazer shows”, relata.

Evolução

Após algumas apresentações, o jovem foguense conta que começou a dedicar-se e a escrever cada vez mais, e a cada dia que passava, aperfeiçoava ainda mais os seus textos. Assim, pouco a pouco, foi conquistando o seu público.

“Depois eu, o Enrique e um outro colega, fundamos o grupo ‘Os 3 Tchokoterus’ e fazíamos shows regulares de Stand Up. Recebi depois um convite para participar numa peça de teatro da companhia de teatro ‘Fladu Fla’, e entrei para o grupo. Hoje, além de ator, sou o diretor de produção da companhia”, alega.

Se destacando no mundo do Stand Up Comedy e do teatro, Jailson Miranda já participou de vários festivais, entre eles está o festival “Somá Teatro” em São Vicente, festival “Sal Encena” na ilha do Sal e participou igualmente na “Mostra de Teatro dos Países da língua Portuguesa” em Macau/China e esteve duas vezes no Festival Periferias na Sintra, em Portugal, nos anos de 2019 e 2020.

Uma referência

Questionado sobre qual seria o seu ídolo, Jailson Miranda menciona que quando começou na Stand Up Comedy não tinha ninguém como referência nessa área, no entanto, realça a importância do apoio do Enrique Alhinho, principalmente na descoberta do seu próprio estilo.

“Recebi algumas dicas do Enrique Alhinho, e com essas dicas criei o meu próprio estilo. Tenho algumas características diferentes, textos que falam das pessoas do Fogo no seu dia-a-dia, frisando aqui que não só por ser a minha ilha, mas porque considero a ilha onde as pessoas têm maior sentido de humor, o sotaque que se destaca. Então, se eu tiver que indicar alguém como referência, essa pessoa seria o Enrique Alhinho, que me ajudou a criar o meu próprio estilo e me ajudou a fazer aquilo que faço hoje”, declara.

Segundo o entrevistado, o Enrique Alhinho abriu-lhe as portas e ofereceu-lhe oportunidades para expandir-se no mundo da arte.

Uma ambição

O jovem humorista avança que é um sonho um dia ver o Stand Up Comedy em Cabo Verde num outro nível, e está ciente que isto exige muito “esforço e trabalho”.

“Já estamos bem avançados, durante estes 7 anos fizemos muito, graças a Deus, hoje as pessoas sabem o que é a Stand Up Comedy, já temos um público que vai sempre aos shows, já temos vários humoristas novos e outros tantos que querem experimentar isto”, aponta, referindo-se aos ganhos e sublinha que a Stand Up no país melhorou “muito” comparativamente aos anos anteriores.

Viver do que gosta

O ator e humorista foguense, afirma ter descoberto viver apenas daquilo que gosta no seu país e, por esse motivo, neste momento, vive somente da Stand Up Comedy e do teatro.

“Para os artistas ter um trabalho fixo acaba muitas vezes por ser uma pedra no sapato e muitas portas não são abertas por causa disto. Nem sempre faço shows, mas aparecem sempre trabalhos que consigo conjugar com a minha área, como spots publicitários e programas televisivos, e com isso pago todas as minhas contas e vivo feliz fazendo o que amo”, salienta.

Hoje em dia, Jailson avança que não tem muitas dificuldades com o que faz e que há sempre pessoas que procuram pelos shows de Stand Up Comedy.

Conselhos

Aos mais jovens, Jailson convida-os a confiarem sempre e a terem coragem de arriscar e batalhar por aquilo que realmente gostam e acreditam.

“Há muitas pessoas que vivem infelizes até à morte, por não terem a coragem de realizar os seus sonhos. Cada vez mais, recebemos pessoas que querem entrar nesta mesma aventura. Estamos sempre aqui, para apoiar com dicas, oportunidades em participar nos nossos shows e trabalhar juntos para elevar sempre a Stand Up Comedy e, como digo sempre, o humor ameniza qualquer dor social”.

Jovem, ator e humorista, Jailson Miranda diz sentir-se gratificado por poder levar alegria às pessoas através das suas piadas e histórias. 

PUB

PUB

PUB

To Top