PUB

Cultura

São Vicente: Inauguração de três dias do Mansa Floating Hub começa hoje 

A inaugruração do estúdio Mansa Floating Hub em Mindelo vai durar três dias. Entre hoje e domingo,15.

Performances musicais e palestras sobre a história africana, ao longo deste fim-de-semana, compõem o quadro de actividades para o efeito.

O estúdio flutuante Mansa Floating Hub é, segundo a diretora-geral do Grupo ADS, promotora da infraestrutura, a primeira infra-estrutura do tipo no continente africano a representar as indústrias criativas e está a ser construída há cerca de um ano e agora neste sábado vai ser “finalmente inaugurada”.

“A inauguração vai ser uma oportunidade para trazermos pessoas dedicadas a essa questão das indústrias criativas, não só para celebrar, mas também para uma abordagem diferente, porque estamos a tentar fazer a mudança de narrativa da nossa história”, disse a diretora-geral do Grupo ADS, Emilienne Macauley, em declarações à Inforpress.

Esta responsável considerou que o continente africano tem “muito potencial” a nível das indústrias criativas e que “ainda não foi explorado” e o Mansa Floating Hub é uma “oportunidade para explorar e avançar ainda mais”.

O estúdio flutuante do Mindelo é composto, ajuntou, por estúdios para gravação de artistas nacionais e internacionais, salas de eventos e terá um programa contínuo para “desenvolver as vozes jovens de Cabo Verde”, exportar e trazer artistas do continente e de outras partes do mundo.

“Será mesmo um hub´, uma fusão de ideias e de sons, de palestras e de histórias, porque a nossa história e o nosso futuro do continente vem do nosso passado”, sublinhou Emilienne Macauley.

Sendo assim, neste sábado, está marcada a cerimónia oficial de abertura, que terá as intervenções do fundador e presidente do conselho de administração do Grupo ADS, Samba Bathily, e também do primeiro-ministro, Ulisses Correira e Silva, e ainda momento musical com o artista maliano Sidiki Diabaté e outras “suspresas”.

O resto da programação, que inclui palestras e debates, acontece, conforme Emilienne Macauley, em formato online e pode ser acompanhado em diversas plataformas, como do Mansa Floating Hub, Soul Nation Live e outras plataformas.

A inauguração culmina no domingo, com o Soul Nation Live Show´, protagonizado por diversos artistas nacionais e internacionais, entre estes o músico, compositor e produtor norte-americano, Teddy Riley, que já trabalhou, por exemplo, com Michael Jackson.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top