PUB

Destaques

Destaques da edição 729 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Presidenciais 2021
Uma mão cheia de candidatos
A sétima eleição presidencial em Cabo Verde, agendada para 17 Outubro, é, desde já, a que regista o maior número de candidatos que a história regista: seis, podendo chegar aos oito, caso Péricles Tavares e Casimiro de Pina consigam entregar os respectivos dossiês. José Maria Neves, Carlos Veiga, Fernando Delgado, Hélio Sanches, Gilson Alves e Joaquim Jaime Monteiro são os candidatos que, ao fecho desta edição, tinham entregue ao Tribunal Constitucional o respectivo dossiê de candidatura.

 Alex Saab
Acórdão do Tribunal Constitucional não será conhecido esta semana
O Tribunal Constitucional terá duas saídas em relação ao processo Alex Saab, que tem neste momento nas mãos. Uma pode passar pela confirmação da extradição decretada pelo Tribunal de Relação de Barlavento e validada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e a outra pela devolução do processo para se poder sanar as alegadas inconstitucionalidades apontadas pela defesa do colombiano. O prazo de sete dias para a divulgação do acórdão começa a contar a partir do término da conferência de juízes.

 “Bairro da Polícia”
É clandestino, mas abriga residências de agentes da PN e guardas prisionais
É um bairro clandestino, com a particularidade de várias das construções serem de agentes da Polícia Nacional (PN), guardas prisionais e outras “autoridades”. Por causa desse perfil, ganhou o nome de “Bairro da Polícia”. Situado num dos vales de Achada São Filipe, na cidade da Praia, como todos os bairros do tipo, apresenta os problemas habituais: construções mal erguidas, falta de via de acesso, água e electricidade. Tem, porém, uma vantagem: por ser um “bairro de polícias” é um lugar seguro.  

 Clima
Ambientalistas pedem maior combate às alterações climáticas
Os dados sobre as mudanças climáticas no mundo não são nada animadores. Em Cabo Verde, as associações ambientalistas querem “mais acção e menos conversa” das autoridades e pedem também aos cidadãos que “não fechem os olhos” perante a emergência climática que se vive. 

Operação Tróia
Tribunal de Relação de Sotavento reduz penas e ordena prisão de arguidos a monte no exterior
O Tribunal da Relação de Sotavento (TRS) reduziu a pena de alguns condenados do processo “Operação Tróia” entre um e dois anos de prisão. Fora isso, ordenou a prisão de indivíduos que se encontravam em liberdade para cumprimento da pena. Só que a maior parte já “deu de sola” para o estrangeiro.

Jornal A NAÇÃO retoma impressão
O jornal A NAÇÃO retoma a partir desta semana a edição impressa, ainda, em números especiais e pontuais, até à retoma da actividade económica aos níveis existentes em Fevereiro de 2020, altura a partir da qual em Cabo Verde foram instauradas restrições à vida normal dos cidadãos devido à pandemia da Covid-19.

Nesse novo contexto, em que ainda persistem alguns constrangimentos, nomeadamente de transportes aéreos, A NAÇÃO reitera o compromisso com os seus leitores e anunciantes, à semelhança daquilo que conseguiu fazer através da versão digital. Aliás, este modelo, a par da versão papel, vai continuar.

O A NAÇÃO, aproveita para agradecer o apoio e a compreensão que foi registando ao longo destes meses em que todos nos vimos afectados pela Covid-19.”

 Esta Edição nº.  729, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF e no formato papel! -, contém, também, a Opinião de Arsénio Fermino de Pina; assim como, a Coluna de Filinto Elísio. 

[woocommerce_non_members_only]

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top