PUB

Artes Plásticas

Nivaldo Moura: “Não é preciso ter talento para fazer arte”

Nivaldo Augusto da Moura Gonçalves é um jovem de 22 anos, residente no Bairro de Bela Vista, que se dedica às artes, como pintura mural e desenhos em T-shirts e sapatos, em especial pintura artística. Começou ainda criança, mas aperfeiçoou este dom depois de cursar Artes Gráficas na Escola Técnica da Praia. Nivaldo diz que não é preciso ter talento para se fazer arte.

Nivaldo dedica-se às artes de corpo e alma. Um talento que foi aperfeiçoando com a prática.

Mas, na sua óptica, hoje em dia, não é preciso ter talento para fazer arte, pois, como revela, mais importante do que talento, é o tempo que se dedica a conhecer, praticar e desenvolver as técnicas e o estilo. “A arte aperfeiçoa-se com tempo e dedicação” defende o artista.

Nivaldo Moura conta que procura encontrar a inspiração necessária para realizar cada trabalho, dentro de si mesmo, e que nas suas pinturas “busca transmitir a visão das ilhas através de um belo realístico”.

Para além de pinturas murais, Moura faz pinturas em T-shirts e sapatos usando tintas acrílicas.

No que diz respeito aos constrangimentos enfrentados, afirma que o maior deles tem sido o facto de que, muitas vezes os clientes, se recusam a pagar o preço estabelecido por considerarem ser muito caro, mas reconhece que talvez isso aconteça por não conhecerem o seu trabalho, daí que seja necessário as pessoas valorizarem mais os trabalhos manuais, que exigem entrega e dedicação.

Viver da arte

Apesar deste constrangimento, o artista acredita que ainda é possível viver apenas da arte em Cabo Verde, mas alerta que “ isso vai depender do tipo de arte que se produz e do conhecimento que o seu público tem de si”.

Para atingir o sonho de viver apenas da arte, Nivaldo reconhece que é preciso ter tempo para dedicar ao trabalho. “Enquanto estiveres no nível inicial, sem uma clientela fixa, não vais conseguir viver apenas da arte”.

Aos que querem enveredar pelas artes, mas não se arriscam porque consideram que não possuem “talento”, Nivaldo deixa uma mensagem de incentivo: “Ser um artista vai depender, única e exclusivamente, do quanto te dedicas à sua arte, porque se não tirares um tempo para procurar dentro de ti e praticar, mesmo que tenhas talento nunca o vais descobrir”.

PUB

PUB

PUB

To Top