PUB

Política

São Domingos: Jorge Carlos Fonseca “impressionado” com potencial turístico e agrícola do concelho

O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca (JCF), mostrou-se “impressionado” com o concelho de São Domingos, devido às suas potencialidades turísticas e agrícolas. Esta declaração foi feita no âmbito da visita que realizou esta terça-feira, 31, ao município, para se inteirar da situação económica e sanitária local.

Depois de ter visitado esta terça-feira,31, algumas zonas do município, o Chefe de Estado elogiou São Domingos e disse sentir-se “impressionado” com as potencialidades agrícola e turístico do concelho, no entanto, realçou o problema de acesso à água, que já vem sendo enfrentado há muito tempo, como um dos principais entraves para o desenvolvimento local.

“Este é um dos concelhos, na minha opinião mais lindos do país, mas é preciso criar condições para a exploração do turismo, porque é um concelho que tem problemas muito importantes por resolver. Há aqui um grave problema de acesso à água para o consumo, para além das atividades produtivas. Segundo me disse o presidente da Câmara de São Domingos, há um défice de quase 400 metros cúbicos de água para a zona de São Domingos, portanto, aqui tem que haver uma articulação precisa e forte do poder central, e do poder municipal, para se tentar resolver esse problema da água”, explicou.

Além da falta de água, JCF aponta outros problemas centrais deste município que, na sua óptica, também merecem atenção. Entre eles, a pobreza e a habitação, um desafio a nível nacional. Questões essenciais a resolver desenvolver as suas qualidades.

“São Domingos merece maior atenção por parte do Governo para que se crie as condições mínimas para que o concelho possa potenciar as grandes qualidades que tem, digamos, na agricultura, na pecuária, no turismo, particularmente, no turismo interno e não só”, defendeu.

Durante a sua visita, o Presidente da República constatou ainda que há indicações de um bom ano agrícola o que considera ser uma “boa notícia”, uma satisfação e um alívio para todos e mostrou-se agradado com o plano sanitário do concelho.

“Se não me falha a memória tem dois casos ativos neste momento, o processo de vacinação aqui está a decorrer bastante bem, estando 75% da população vacinada, que é um número muito bom”, reconhece.

O Chefe de Estado afirma que o município tem condições de ultrapassar os 80% da população vacinada até ao final do ano.

Criar condições mínimas para atrair investimentos

Já o presidente da Câmara Municipal de São Domingos (CMSD), Isaías Varela, mostrou-se contente com o interesse do PR pelo município, e reafirma que é preciso criar as  condições mínimas, em termos de infraestruturas para atrair investimentos e dinamizar o turismo interno e não só.

“É preciso criar as condições, com base numa parceria entre o Governo Central e o Governo Local, e, também, o setor privado, em termos de infraestruturas e a questão da água, que é fundamental para gerar oportunidades de emprego e rendimento para que as famílias se fixem e criem, cada vez mais, condições para o desenvolvimento do município”, afirma.

Segundo o Presidente da CMSD, a prioridade neste momento é trabalhar junto com o poder central na questão da mobilização de água para o consumo da população e para a agricultura. Isaías Varela ainda avança que já há um investimento com a empresa Águas de Santiago (AdS) nesse sentido.

“Mesmo a nível da empresa AdS há um investimento no melhoramento da unidade de produção de água e da questão da adução e ligação de água, sobretudo, para levar água às zonas altas. Agora, o que é preciso é aumentar a capacidade, e espero que, nos próximos tempos, isso se realize porque é um dos problemas que nós temos a nível do município, sem água o turismo não poderá ser desenvolvido”, diz.

Nas palavras do edil, a questão do turismo passa, também, pelas parcerias entre público e privado.

“O público terá de criar as condições para que os privados também invistam. O público tem que mostrar o que existe e como podemos rentabilizar”, concluiu.

De notar que à sua chegada ao município, Jorge Carlos Fonseca foi recebido na Praça Ntoni Denti D ́Oru, na Várzea da Igreja pelo Presidente da Câmara Municipal, Isaías Varela, e pela Presidente da Assembleia Municipal, Felismina Moniz, líderes das bancadas da Assembleia Municipal, acompanhados ainda pelos Vereadores.

Durante a sua estada em São Domingos, Jorge Carlos Fonseca, deslocou-se a Ruiz Vaz, Água de Gato e Fontes Almeida, localizadas na Freguesia de São Nicolau Tolentino, e às zonas de Baía de Alcatrazes e Vale da Custa, na Freguesia de Nossa Senhora da Luz.

PUB

PUB

PUB

To Top