PUB

Carlos Veiga

Presidenciais: Confiante na vitória Carlos Veiga diz que a campanha foi “muito positiva” 

O candidato presidencial, Carlos Veiga, diz que depois de uma campanha “acima do esperado” e de “muito engajamento”, vai acompanhar o processo eleitoral até à contagem do último voto, à espera de um resultado satisfatório, de preferência, à primeira volta. Veiga faz o seu último apelo ao voto num comício de encerramento previsto para esta noite, na Achada de Santo António, Praia.

Na recta final da campanha para as presidenciais deste domingo,17, o candidato Carlos Veiga, que se centrou no discurso da “união para a estabilidade política”, contando fortemente com o engajamento dos membros do Governo ao longo da campnha, avalia “muito positivamente” os 15 dias de contato com o eleitorado.

“As duas semanas correram muito bem, eu penso. Estive muito tranquilo e à vontade porque senti um grande engajamento das pessoas e um apoio muito grande. Estive com a minha família que me deu apoio moral para enfrentar a dureza das eleições e campanha”, avançou Carlos Veiga em entrevista ao A NAÇÃO, naquela que é a sua terceira tentativa de aceder ao cargo.

O candidato confessou ainda que “nunca tive uma campanha onde me senti tão leve, tão à-vontade e tranquilo como esta”.

Último apelo

Carlos Veiga que esteve em todas as ilhas, e concelhos do país, apresentando as suas propostas de combate à pobreza extrema, desigualdade social, regionalização, entre outras, diz que conseguiu atingir uma grande franja da população, mesmo pessoas que não estão ligadas aos partidos que o apoiam, MpD e UCID.

“Mas também pessoas de ponto de vista partidário diferente do meu, que vão votar em mim precisamente por reconhecerem uma pessoa que dá confiança, com conhecimentos, experiências e com um passado e um presente em Cabo Verde”.

Veiga garante que será, de facto, um PR que “cumprirá”, e “fará cumprir rigorosamente” a Constituição e que vai com “independência” garantir o funcionamento regular das instituições e a instabilidade política e governativa em Cabo Verde, “ultrapassando as dificuldades, tempestades e colocar Cabo Verde num trio de desenvolvimento que seja bom para todos”.

O candidato alerta, contudo, que a campanha eleitoral termina hoje às 0h00, mas que o processo continua até o fecho da última mesa e contagem do último voto.

Encerramento oficial na Praia

Neste que é o último dia da campanha, Carlos Veiga amanheceu no cais da Praia, passou pelo Mercado do Platô e Sucupira, seguindo depois para o interior de Santiago, com passagem por S. Domingos, S. Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Santa Catarina, com um comício de encerramento no centro da cidade.

De regresso à Praia tem previsto, por volta das 18 horas, uma passeata à Achada São Filipe e o encerramento oficial às 20h, com um comício em Achada Santo António.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.

A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top