PUB

José Maria Neves

Presidenciais: EUA “ansiosos” para trabalhar com José Maria Neves 

Os Estados Unidos da América felicitaram, esta segunda-feira, 18, José Maria Neves pela vitória conseguida nas eleições presidenciais de domingo, manifestando ansiedade para trabalhar o novo presidente da república de Cabo Verde, em vários domínios. As felicitações se estendem ao povo de Cabo Verde, pela forma pacífica como decorreram as eleições.

“Em nome dos Estados Unidos, tenho o prazer de felicitar o Presidente eleito José Maria Neves pela sua vitória nas eleições presidenciais de 17 de Outubro, bem como ao povo de Cabo Verde”, declarou o porta-voz, Ned Price.

Segundo o documento, partilhado pela Embaixada dos EUA em Cabo Verde, “a democracia multipartidária pacífica de Cabo Verde é amplamente considerada como um dos modelos mais estáveis e democráticos em África”.

“Felicito todos os candidatos, todos quantos trabalharam no processo eleitoral e eleitores por terem conduzido uma eleição que foi livre e justa e processualmente transparente, de acordo com o forte compromisso de Cabo Verde com os valores democráticos”, especificou.

O porta-voz garantiu ainda que os Estados Unidos estão “ansiosos” por trabalhar em estreita colaboração com Cabo Verde, para “reforçar ainda mais os fortes laços” entre as duas nações e aprofundar a parceria em matéria de segurança, comércio, energia limpa e educação.

José Maria Neves foi eleito, no domingo, o quinto presidente da República de Cabo Verde, com 51,7% dos votos. Neves, que participou da corrida ao palácio presidencial pela primeira vez, e bateu Carlos Veiga, pela terceira vez na corrida, com uma diferença de cerca de 17 mil votos, de acordo com os dados provisórios.

PUB

PUB

PUB

To Top