PUB

Cultura

“Barro Fresco” de Elaine de Pina vence concurso  “Klaridad – Imaginar Futuros”

A peça “Barro Fresco” de Elaine de Pina foi a vencedora do concurso de Design “Klaridad – Imaginar Futuros”, realizado no âmbito da URDI 2021, que decorre em Mindelo. O resultado do concurso foi anunciado durante a abertura do Salão de Design Created in Cabo Verde, que decorreu ontem, quinta-feira, 25, no Centro Cultural do Mindelo.

Inspirado no ar condicionado Indiano feito pelo Ant Studio, “Barro Fresco” é adaptar o cobogó às necessidades de resfriamento dos ambientes em Cabo Verde.

Segundo a sua autora, Elaine de Pina, “atualmente, as temperaturas estão cada vez mais altas e torna-se por vezes insuportável ficar dentro de certos ambientes”, salientando ainda que “refrescar os ambientes interiores torna-se difícil quando o rendimento financeiro das famílias é baixo, o que não nos permite comprar ar condicionado e colocar em casa”.

Assim, nasceu a ideia desta peça, um sistema de refrigeração por evaporação, construído com barro, material fácil de encontrar, com formas que vão se afunilando, transformando o ar quente que entra na parte mais aberta em ar fresco na parte mais apertada.

O objecto de barro aumenta ainda a temperatura ambiente, uma vez que o seu sistema produz ar quente.

Funcionamento

As formas de barro empilhadas, ao serem molhadas, baixam ainda mais a temperatura que passa por elas, baixando assim a temperatura do ambiente onde está inserido.

Este tipo de resfriamento, diz a autora, precisa ser utilizado em sítios arejados para evitar condensações, uma vez que a água evapora e precisa sair.

“Barro fresco” deve ser molhado até duas vezes ao dia, mas contém também um depósito na sua base onde se deve colocar água (sem resíduos para evitar entupir os poros dos cilindros), e o barro vai absorvendo a água com o passar do tempo.

De relembrar que o concurso de Design “Klaridad” enquadra-se na 6ª edição da URDI – Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde, que arrancou na quarta-feira,24 em Mindelo, sob o tema “Imaginar Futuros”.

O resultado do concurso foi anunciado durante a abertura do Salão de Design Created in Cabo Verde, que decorreu ontem, quinta-feira, 25, no Centro Cultural do Mindelo.

PUB

PUB

PUB

To Top