PUB

Boa Vista

Pescadores desaparecidos: Centro de busca esclarece operações realizadas

O Centro de Busca e Salvamento da Guarda Costeira considera que foram difundidas informações com contornos confusos e pouco claros sobre o desaparecimento de três pescadores, a bordo da embarcação de pesca artesanal Stephane, desde o dia 13, quando saíram da ilha da Boa Vista, com destino à ilha do Sal.

Por esta razão, através de um comunicado enviado à imprensa, deu a conhecer que, “às 11:54 foi solicitado ao Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR), a difusão de avisos à navegação a todas as embarcações da área, e que às 12:04 pediu apoio a Polícia Marítima da ilha da Boa Vista e à delegada marítima da ilha do Sal para efetuarem patrulhas nas zonas costeiras no sentido de localizar a embarcação”.

O mesmo documento adianta que “às 13:10 informou-se da situação ao navio da marinha mercante “Dalya H”, que saiu da ilha da Boa Vista com destino à ilha do Sal às 14:15, para navegar em alerta e para prestar o devido auxílio, caso avistasse a embarcação Stephane”.

Entretanto, diz a nota que “a embarcação não detectou nada a sua saída da área inicial de buscas”.

Nesta mesma ordem cronológica, a JRCC explicou que “às 17:58, um familiar de um dos tripulantes da embarcação Stephane comunicou ao centro, via telemóvel, informando que tinha recebido uma chamada de um dos tripulantes às 22:40 do dia 13, mas que não conseguiu aperceber da mensagem transmitida”.

Deligências

Lê-se ainda na nota que “às 19:47 solicitou-se a CVTelecom via email (os telemóveis de todos os tripulantes pertenciam a esta rede móvel), a última posição captada pela antena de transmissão, no sentido de apoiar na elaboração de uma área de busca”.

Sobre as acções realizadas no dia 15, o Centro de Busca e Salvamento referiu ainda que “se solicitou apoio ao proprietário da embarcação “Traiter”, que se encontrava no porto da Palmeira, na ilha do Sal, que efetuou buscas ao sul da ilha entre as 5:00 e às 10:22, entretanto suspensas devido às condições adversas do mar”.

O Centro de Busca e Salvamento diz ainda que “a Polícia Marítima fez buscas apeadas na zona de Bofareira, na ilha da Boa Vista, às 15:00″.

Familiares alegaram falta de informação

De recordar que alguns familiares dos pescadores desaparecidos alegaram falta de informações e resposta atempada por parte da autoridades, em declarações à comunicação social, na segunda-feira.

 C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top