PUB

Desporto

Praia: Governo autoriza aquisição de Novo Relvado para o Estádio Nacional

Imagem: inforpress

O Governo vai autorizar a aquisição de um Novo Relvado para o Estádio Nacional, por ajuste directo, para que Cabo Verde possa voltar a ter Campo para Jogos Internacionais.

O ministro-adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro – citado pela Inforpress -, disse que com a interdição do Estádio “Adérito Sena”, em São Vicente, para acolher Jogos da Confederação Africana de Futebol (CAF), o Executivo considera que “há uma urgência e justificação para o Relvado do Estádio Nacional”, enquanto o “Adérito Sena”, por ser Municipal, terá de ser tratado numa outra lógica.

“Vamos iniciar agora, justificar essa Urgência e fazer o ajuste directo nessa aquisição, um processo que nós já tínhamos iniciado e estávamos à procura do melhor preço, já que temos três ou quatro propostas. Vamos agora fazer o ajuste directo. Cabo Verde terá de fazer os primeiros jogos fora do País, mas isto garantirá que, nas próximas janelas de Jogos FIFA, os jogos em casa sejam realizados no Estádio Nacional”, explicou Carlos Monteiro.

O governante sublinhou que o Processo de Colocação do Relvado e dos apetrechos para o Estádio Nacional, em Achada de São Filipe (vizin há à Cidade da Praia), poderá levar, o máximo, de dois meses e meio.

 “Tubarões  Azuis” sem Campo

A Inspecção Técnica da CAF interditou o Estádio “Adérito Sena” (em São Vicente) para Jogos Internacionais, pelo que a Selecção Cabo-Verdiana (os “Tubarões  Azuis”) terá de iniciar os Jogos de Qualificação para o CAN’2023, fora de portas.

Isto porque, os Jogos no Estádio Nacional em Achada de São Filipe, estão interditados desde o ano passado, pela CAF, “por falta de Certificação do Relvado”, pelo que Cabo Verde, de momento, está sem Estádios para acolher os Jogos Internacionais.

Cabo Verde, de acordo com a Calendarização, inicia a sua Caminhada de Apuramento para o CAN’2023 a 30 do corrente, fora-de-casa, ante o Burkina Faso, País que, também, terá de jogar fora de portas (em Marrocos), porquanto, também, tem Estádios interditados.

No dia 7 de Junho, Cabo Verde recebe o Togo, mas a Federação aventa a possibilidade dos “Tubarões Azuis”, jogar em Marrocos ou no Senegal (“Casa Emprestada”), mas o Líder Federativo, Mário Semedo, aponta como sendo mais ideal a realização deste embate naquele País do Magrebe (Marrocos), “por ser mais fácil, em termos logísticos”.

Cabo Verde partilha o Grupo B, com as Congéneres do Burkina Faso, do Togo e da Eswatini (antiga Suazilândia).

PUB

PUB

PUB

To Top