PUB

Política

Paul já dispõe de balcão do INPS

O município do Paul, Santo Antão, já dispõe de um balcão do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). A inauguração aconteceu hoje,9, para a alegria da população que já não precisa se deslocar para os concelhos vizinhos para tratar de questões de providência social.

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que presidiu à cerimónia de inauguração, considerou que a abertura do novo balcão do INPS é um sinal da força e da vitalidade do sistema de protecção social cabo-verdiano.

Para Fernando Elísio Freire, a cerimónia constituiu, igualmente, momento de reconhecimento de todo o esforço que o sistema de protecção social fez, durante a crise provocada pela pandemia da covid-19, para que o País pudesse aguentar bem os efeitos dessa crise.

Alargamento

Aquele governante aproveitou a oportunidade para apelar à inscrição de todos os profissionais liberais no sistema do INPS, como forma de alargar a protecção social pois, conforme disse, cerca de 50 por cento (%) dos trabalhadores cabo-verdianos não estão inscritos no INPS pelo que o apelo específico foi para os agricultores, os pescadores, os criadores de gado, os condutores de transportes públicos, os comerciantes informais, entre outros grupos de profissionais liberais.

Trata-se, segundo Fernando Elísio Freire, da forma adequada de as pessoas se prevenirem contra a perda de rendimentos, seja por limite de idade, seja por desemprego ou por qualquer outra eventualidade.

Por sua vez, a presidente do conselho directivo do INPS, Orlanda Ferreira, manifestou a sua satisfação pela abertura do balcão do INPS no seu Paul natal, e explicou que o objectivo é aproximar os serviços dos seus beneficiários e aumentar o número de segurados no concelho.

Segundo a presidente do INPS, o Paul tem 872 segurados, número que, multiplicado por três, representa o número de beneficiários naquele concelho.

O objectivo do Governo é atingir, em 2026, 80% dos trabalhadores cabo-verdianos inscritos no INPS.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top