PUB

Cultura

“A Última Lua de Homem Grande” apresentado amanhã no Mindelo

O mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, “A última lua de um homem grande”, será apresentado, em São Vicente, esta segunda-feira, pelas 18h30, no Centro Cultural do Mindelo. A apresentação estará a cargo de Manuel Brito Semedo, com o autor a participar de forma online.

“A Última Lua de Homem Grande” retrata a vida de Amílcar Cabral, a partir de uma retrospectiva feita no dia da sua morte, pelo próprio.

“Com uma vida cheia, mas apenas 49 anos e tanto por fazer, Amílcar Cabral regressa a casa certa noite para encontrar a morte à sua espera. Sem poder fugir aos tiros, cai junto do automóvel e, observando a Lua Cheia, reconstitui, em prodigiosas regressões e bastas reminiscências, todos os passos da sua vida pública e privada para compreender quem o terá assassinado e porquê, desvendando afinal a si mesmo o mistério que permanece até hoje”, lê-se na sinopse da obra.

No monólogo, com recurso a terceira pessoa, o “Homem grande” revisita “a infância, a relação com a mãe, a vida de estudante, os amores, as traições, o sonho da independência para as suas duas pátrias – Guiné e Cabo Verde – e põe a nu o absurdo de uma guerra, os meandros dos interesses internacionais e os desmandos do poder em África”.

Finalista do Prémio LeYa em 2021, A Última Lua de Homem Grande é um romance notável com impacto mundial, que envolve líderes de mais de vinte países – do Papa às grandes figuras do século XX – e homens e mulheres comuns de todo o mundo.

PUB

PUB

PUB

To Top